Jundiaí

IPTU 2022: contribuintes podem receber carnê por e-mail


Divulgação
Jundiaí conta com cerca de 180 mil contribuintes de IPTU
Crédito: Divulgação

A fim de facilitar a vida do cidadão, contribuintes que possuem imóvel em Jundiaí podem se cadastrar no Portal da Prefeitura, até o dia 10 de dezembro, para receber o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 por e-mail. Basta acessar o link: https://jundiai.sp.gov.br/servicos-online/lancamento-eletronico-do-iptu/.

O cadastro é simples e rápido e também permite que a parcela do imposto seja paga diretamente do site da Prefeitura no site do banco Itaú, Bradesco e Santander (o munícipe será direcionado para o site do banco) ou, caso o contribuinte opte por imprimir o documento, será apresentada a guia completa, inclusive com o código de barras para o pagamento, que poderá ser feito pessoalmente na rede de agências bancárias e lotéricos autorizados. O contribuinte também pode usar o PIX para pagar seu imposto.

Desde que implantada, em 2018, a facilidade vem ganhando adeptos. Agora, com a pandemia, o cidadão percebeu as vantagens do serviço digital. Atualmente, 16.315 contribuintes estão cadastrados para o recebimento eletrônico do carnê. Até 10 de dezembro do ano passado, eram 12.969 contribuintes. O IPTU eletrônico foi instituído no Código Tributário do Município e regulamentado pelo Decreto 27.251/17.

“É um processo seguro, que integra o pacote de serviços do governo digital (e-Gov) da Administração, cujo principal objetivo é simplificar e agilizar os serviços públicos e os meios de pagamento de tributos, oferecendo maior segurança para o contribuinte. Além disso, é uma medida sustentável, uma vez que gera economia não só de papel, mas de deslocamentos. Nossa meta é que mais contribuintes façam a adesão ao IPTU eletrônico, assim como as administradoras de imóveis, imobiliárias e escritórios de contabilidade, pois, em breve, todos os pagamentos serão exclusivamente feitos pelo meio digital”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.

Jundiaí conta com cerca de 180 mil contribuintes de IPTU. O tributo, para quem não se cadastrar, será entregue pelos Correios a partir da segunda quinzena de janeiro de 2022 e o calendário de pagamentos se inicia em fevereiro.

Mais facilidades com o APP Meu IPTU e PIX

A Prefeitura também disponibiliza no APP Jundiaí o ícone “Meu IPTU”, para que o contribuinte acesse todos os serviços relacionados ao tributo de forma on-line, num único local.

Neste ano, o Município também passou a oferecer a opção de pagamento das parcelas do IPTU, através do Pix – meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias. O serviço pode ser acessado por meio da página do IPTU no site da Prefeitura. Após a inclusão dos dados, o contribuinte tem acesso às parcelas em aberto. Ao lado de cada uma delas está o botão do Pix.


Notícias relevantes: