Jundiaí

Marcha da Consciência Negra acontecerá dia 20 no Centro


ARQUIVO JJ
Este ano o evento acontece a partir das 9h com saída programada da Praça Ruy Barbosa
Crédito: ARQUIVO JJ

Com o tema 'Fora Bolsonaro racista', a Marcha da Consciência Negra em Jundiaí será realizada no dia 20, com concentração a partir das 9h na Praça Ruy Barbosa. A saída está prevista para as 10h.

De acordo com um dos organizadores da Marcha, Vanderlei Victorino, a luta pelo impeachment do Presidente Bolsonaro unifica os mais profundos anseios do movimento negro e o dia 20 de novembro será um dia de mobilização nacional.

"A luta antirracista é uma luta onde todos aqueles que se enxergam e se declaram como Antirracistas, pretos e não pretos, devem se fazer presente na Marcha da Consciência Negra", afirma Victorino.

Os participantes seguirão pela rua Barão de Jundiaí até a frente da Catedral. Ali, haverá algumas apresentações e, em seguida, os manifestantes descerão pela rua Barão do Triunfo, seguindo até a Praça da Bandeira para o encerramento.

O ATO

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade.

Em Jundiaí a Marcha da Consciência Negra acontece desde 2012 e está na sua 9º edição. A manifestação aborda temas como combate a violência, manutenção das cotas nas universidades, participação política, pauta quilombola, mulheres negras e comunidades tradicionais de matriz Africana serão levadas a público.

(Da Redação)


Notícias relevantes: