Jundiaí

Com aproximação do Enem, alunos fazem revisão de conteúdo


       ALEXANDRE MARTINS
Aluna Luana Pagnan participa das revisões e diz que elas são essenciais
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (21) e para os vestibulandos o momento é de revisão. Os cursinhos pré-vestibulares estão oferecendo para seus alunos revisões e plantões de dúvidas focados nos dois dias de Enem, além de oficinas para cuidar da saúde mental e nervosismo na hora do exame.

No dia 21 serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação; No último dia (28) serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

Para diminuir o nervosismo, Felipe Ricardo Martins, de 18 anos, que concorre a uma vaga em Medicina, afirma que as revisões passam mais segurança. "A gente já se preparou durante o ano e agora é só fortalecer os pontos fracos e ter calma. Nessa reta final, as revisões ajudam bastante porque quando você sente que está preparado o lado emocional fica estável", explica.

Na reta final é que se vê o resultado do esforço feito durante o ano todo, assim afirma Luana Pagnan, também aluna de curso pré-vestibular. "A revisão ajuda muito porque os professores passam muitas dicas. É gratificante quando na prova cai algo que foi revisado. Os professores têm experiência no estilo de prova e sabem de qual maneira os exames costumam abordar os assuntos e confio totalmente nas dicas", conta.

Aos 18 anos, Gabriel Bruno Casagrande, faz cursinho pré-vestibular e busca uma vaga em engenharia civil. Ele está em seu primeiro ano de cursinho e fala sobre suas expectativas para a prova. "Minhas expectativas estão boas pois eu estudei bastante, mas ainda assim, estou nervoso para o Enem", conta.

REVISÃO

Para a revisão com foco no Enem, o coordenador de custo pré-vestibular Diego Lima explica que eles estão trabalhando não só o conteúdo formal como também o acolhimento emocional, com oficinas e a presença de uma psicóloga.

Devido ao cansaço dos alunos por ter estudado o ano todo, o coordenador diz que revisar é importante, mas descansar também. "Nessa semana estamos oferecendo revisão com foco no Enem para que os alunos possam tirar dúvidas e alinhar o conhecimento. Eu não recomendo revisar um dia antes da prova, descansar e socializar também é importante", detalha.

Além disso, se distrair um dia antes da prova por conta da questão emocional é essencial. "É importante que um dia antes da prova o aluno aproveite com a família e socialize, pois ele já abdicou de muitos momentos durante o ano para estudar. Isso também alivia o cansaço", completa.

Martins pretende descansar no dia anterior ao Enem. "Vou descansar e revisar conteúdos simples, como as fórmulas, que dependem somente da memorização", conta.

Além de descansar e revisar fórmulas para focar na busca da vaga em Arquitetura e Urbanismo, Luana pretende fazer exercícios físicos.

(Caroline Adrielli)


Notícias relevantes: