Jundiaí

Papais noéis voltam a ocupar os tronos e encantar as crianças

MAGIA Após mais de um ano, Papai Noel retorna presencialmente, dessa vez sem abraços e beijinhos, mas trazendo sua magia e tradição natalina


ARQUIVO PESSOAL
Humorista David Castillo trabalha como Papai Noel há cinco anos
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Após dois anos de pandemia, a figura do 'bom velhinho', agora vacinado e de máscara, volta presencialmente para alegrar o Natal das crianças. Nos meses de novembro e dezembro, a figura do papai noel já pode ser vista em diversos pontos da cidade.

Longe do público em 2020 devido às restrições para conter a proliferação do covid-19, o aposentado Aristides Pretti, de 66 anos, trabalhou em home office e atendia de forma virtual. "Nesses dois anos eu fiz lives on-line como papai noel e com personagens de super-heróis foi bacana também. Eu gostei", diz o aposentado. 

Há 17 anos na função de papai noel, Pretti retorna ao trono do Maxi Shopping e não esconde a empolgação de se reencontrar com as crianças. "É uma emoção ótima. Só o fato de estar pertinho das crianças, dar aqueles toquinhos na mão já é gratificante e mais gostoso de trabalhar", afirma.

O humorista e roteirista David Castillo, de 42 anos, empresta seu corpo e alma para manter a tradição natalina. Castillo trabalha como papai noel há cinco anos e a inspiração veio de seus pais, Manoel Castillo e Maria da Graça Castillo.

"Comecei logo após meus pais se tornarem papai e mamãe noel. Agora eu e minha esposa Hoje sou Papai Noel, minha esposa é Noelete e minha filha se veste de duende para descontrair as pessoas que passam pelo Centro durante os dias de Natal", conta.

Para Castillo voltar a trabalhar presencialmente é um recomeço e um reencontro do papai noel com as famílias e crianças, "Estou muito ansioso e acredito que será uma emoção diferente. O Natal representa paz, esperança e união, esse ano tudo faz mais sentido para nós", completa.

LEVANDO ALEGRIA

Aos 73 anos, o aposentado Geraldo Garcia, de 73 anos, diz que precisou fazer outras atividades para que não ficasse parado. Os eventos particulares ajudaram. "Continuei trabalhando em eventos particulares, entregando presentes e balas em casas e escolas", conta Garcia que há cinco anos trabalha no Paineiras Shopping e no Mercadão da Ferroviários.

O aposentado ainda fala da importância da vacina contra a covid-19 e diz já ter tomado as três doses para voltar a trabalhar com o público. "Espero que todos se vacinem para que ano que vem seja melhor", completa Garcia.

Atualmente papai noel do Jundiaí Shopping, Braz Pinheiro da Silva, de 72 anos, é aposentado e trabalha neste ramo desde 2011. A ideia partiu de um trabalho voluntário com a sua sobrinha. "Ela arrecadou brinquedos para distribuir para crianças carentes e pediu que fosse com ela, mas vestido de Papai Noel. De lá para cá, não parei mais", conta o aposentado.

Neste Natal, os papais noéis estão à disposição para conversar com as crianças, tirar fotos e receber cartinhas, seguindo os protocolos e o distanciamento necessário que o momento exige.

Silva diz estar esperançoso e feliz em retornar. "Estou muito contente em poder conversar com as crianças, receber suas cartinhas e tirar aquela foto especial, que a acompanhará até a fase adulta", afirma "Que tenhamos um feliz Natal, com muita saúde e amor".

SERVIÇO

David Castillo estará presente no Centro de Jundiaí entre os dias 1 e 23 de dezembro, de segunda a sexta, das 15h às 21h; e sábado e domingo das 10h às 15h.

Aristides Pretti está no Maxi Shopping Jundiaí das 15h às 17h e das 18h às 21h. No dia 23/12 das 14h às 18h e das 19h às 22h e dia 24/12 das 9h às 13h30 e das 14h30 às 18h.

Geraldo Garcia vai estar no Paineiras Shopping nos dias 27/11 até 19/12 das 16h às 18h e nos dias 20 a 23/12 das 16h às 20h. No Mercadão da Ferroviários nos dias 4, 11, 18 e 24/12 das 10h30 às 15h. 

Braz Pinheiro da Silva está no Jundaí Shopping de terça-feira a domingo, das 14h às 20h. Já em dezembro, o horário será das 13h às 21h, também de terça-feira a domingo.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: