Jundiaí

Campanha promove cadastro de doadores


DIVULGAÇÃO
O encontro será dia 4 de dezembro, das 10h às 14 horas, na Emeb Pedro de Oliveira
Crédito: DIVULGAÇÃO

Para ampliar o cadastro de doadores de medula óssea, o grupo de voluntários Medula Óssea Jundiaí, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, promove a 6ª Campanha de Doação de Medula Óssea. O encontro será dia 4 de dezembro, das 10h às 14 horas, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Pedro de Oliveira. No dia serão realizados cadastros dos doadores e a coleta de uma amostra de sangue.

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil. Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Estes dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) reforçam que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

Cada hemocentro possui uma cota de cadastramento, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para esta campanha, serão 400 cadastros. "Em Jundiaí, não temos um hemocentro que faça o cadastramento. Por isso, precisamos das campanhas para engajar, sensibilizar e captar doadores", afirma a organizadora da campanha, Sueli Silva.

COMO DOAR

Para se cadastrar como doador, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). O uso de máscaras é obrigatório. No dia do cadastro, será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das características do doador.

O resultado do exame e os dados pessoais serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Caso haja compatibilidade entre os dados genéticos de doadores e pacientes, o doador será convocado para fazer novos exames.

Da Redação

SERVIÇO

A Emeb Pedro de Oliveira fica na rua Dino, 141, Ponte São João. Mais informações pelo Instagram @medula.jundiai e Facebook: www.facebook.com/medula.ossea.37


Notícias relevantes: