Jundiaí

De olho na renda extra, artesãs se preparam para as vendas

NATAL Com a proximidade das celebrações, a confecção de presentes e lembrancinhas natalinas feitos à mão tem grande procura


                ALEXANDRE MARTINS
A artesã Elvira Favoratto afirma que durante o Natal as vendas disparam
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Com a proximidade do Natal, artesãs visam a possibilidade de aumento das vendas com a confecção de presentes e lembrancinhas natalinas feitos à mão, como papelaria personalizada, papais noéis em tecido e guirlandas, e já preparam as encomendas da época.

A artesã Elvira Favoratto começou a trabalhar com artesanato em feltro há oito anos. O que começou como um hobby se tornou sua profissão. "Eu trabalhava como psicóloga e fazia artesanato para festas de aniversários de parentes e amigos. Até que o negócio começou a crescer e hoje posso viver disso e trabalhar de casa", afirma a artesã.

Hoje em dia Elvira continua confeccionando seus produtos para festas de aniversários, chás de bebê e datas comemorativas, mas afirma que durante o Natal as vendas disparam. "O Natal é, sem dúvidas, a melhor época para as vendas e supera o número de encomendas de todas as outras datas", diz.

A empreendedora confecciona bonecos de tecido, guirlandas, pingentes, calendários e marcadores de livros, tudo feitos com feltro. Para este Natal, ela aposta nos bonecos de papai noel para alavancar as vendas. "O carro-chefe são os bonecos de 30cm, confeccionados à mão, que variam de R$ 60 a R$ 90. Para esta época eu acredito que o papai noel terá bastante saída".

ENCOMENDAS

A artesã conta que os pedidos para o final do ano já começaram e as encomendas devem acontecer até o dia 20 de dezembro. "Já estou recebendo bastante procura por encomendas e acredito que este ano vai superar as vendas do ano passado", comemora Elvira.

Outra artesã que também está recebendo as encomendas para as festas de final de ano é a Caroline Beatriz Florencio Camargo que começou a trabalhar com papelaria personalizada, como calendários, caixas decoradas e convites de aniversário durante a pandemia e se prepara para seu primeiro Natal. "Me procuram mais para as festas de aniversário, mas acredito que neste fim de ano as vendas superem os meses anteriores e que seja um Natal de sucesso".

A novidade são as bolinhas com fotos para a decoração de árvores de Natal, que já conquistou os clientes. "Já estou recebendo muitos pedidos pela decoração da árvore de Natal e já comecei a preparar todas as encomendas de dezembro", comemora Caroline Beatriz.

A artesã trabalhava como auxiliar de logística, mas decidiu deixar o trabalho para se dedicar à sua paixão por papelaria. "No início eu conciliava o emprego com a papelaria, como uma forma de gerar renda extra, mas há um ano consegui tornar minha profissão fixa", afirma a artesã.

SIGA NAS REDES

Acompanhe o trabalho das
artesãs no Instagram:

@Carolflorenciopersonalizados (Caroline)

@ateliêelvirafeltros (Elvira).


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: