Jundiaí

Colsan aponta queda de 20% no estoque de sangue


ARQUIVO PESSOAL
Áurea Denigres afirma que a meta de dezembro é coletar dois mil litros
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Durante o mês de novembro, a Sociedade Beneficente Coleta de Sangue (Colsan) registrou queda de 20% no estoque de sangue, representada pela baixa no número de doadores.

De acordo com a gerente administrativa da Colsan, Áurea Denigres, a média ideal de bolsas de sangue coletadas diariamente é de 100, mas em novembro o índice foi de 60 a 70. "É um número muito baixo, principalmente agora que os atendimentos e cirurgias nos hospitais voltaram a crescer e há grande necessidade de coleta de sangue. Novembro foi um mês muito crítico", afirma a gerente.

A maior demanda é pelo tipo O (positivo), que possui o maior consumo nos hospitais. O sangue tipo O - (negativo), considerado doador universal, ainda é o mais difícil de manter estoque no hemocentro.

META

Segundo Áurea, a meta para o final deste mês é coletar de dois mil a 2.300 litros de sangue para distribuir nos hospitais de Jundiaí e região. "A gente sempre tenta manter essa média para que não falte sangue nos hospitais. Apenas no Hospital São Vicente, em Jundiaí, são transferidos mais de 1.300 litros de sangue mensalmente", afirma.

DOAÇÃO

Para realizar a coleta de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg e estar em boas condições de saúde. As doações podem ser realizadas de segunda a sábado das 7h30 às 12h30. Para realizar o procedimento é obrigatório levar documento de identidade com foto.

Nas três horas que antecedem a doação é necessário estar alimentado, evitando refeições pesadas e gordurosas.

A alternativa implantada durante a pandemia para evitar aglomeração de pessoas é o agendamento da coleta por meio do aplicativo Colsan. Aqueles que marcarem a doação com antecedência terão prioridade.

O órgão também informa que mantém todos os protocolos de segurança necessários contra a covid-19, como a ampliação da sala de coleta, distanciamento entre os assentos e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

A Colsan está localizada na rua 15 de novembro, 1848, Vila Municipal. Mais informações pelo telefone (11) 4521-4025 ou pelo site https://www.colsan.org.br/site.

(Luana Nascimbene)


Notícias relevantes: