Jundiaí

Recapeamento da avenida da Uva custará R$ 7,2 mi

PREJUÍZOS O trecho inicial está em boas condições, mas o restante da via é cheio de irregularidades


        ALEXANDRE MARTINS
Paulo Spina Junior diz que a avenida da Uva é uma das piores de Jundiaí
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a avenida da Uva, que corta os bairros Engordadouro, Água Doce, Bairro do Poste e Traviú, será recapeada até novembro de 2022 com um custo de R$ 7,2 milhões.

A via tem sido alvo de reclamações devido a má conservação do asfalto em boa parte da via. Os motoristas que trafegam diariamente pelo local, sejam moradores ou trabalhadores das empresas, reclamam e temem acidentes graves.

Ajudante em uma casa de ração na avenida da Uva, Claudio Santos, usa a avenida todos os dias e diz que o recapeamento é necessário. "Eles tapam buracos, mas nem varrem antes, só colocam o piche, aí solta tudo. Já trabalhei com terraplanagem, tem que fazer o recapeamento de fora a fora. Tem que fazer uma coisa direito, não adianta tapar hoje e amanhã destampar. Já faz tempo que falaram que iam fazer o asfalto, até tiraram medida, mas até agora, nada."

Motorista, Claudinei Martins também passa sempre pela avenida. "Para o lado de cá está bem ruim. Falta acostamento, mas dá para arrumar. O carro bate com os buracos, mas nunca quebrou."

PROBLEMAS

Empresário, Paulo Francisco Spina Junior diz que o pior trecho é quando começa o Traviú, onde ele mora. "Eu sou a pessoa que mais reclama dessa avenida na prefeitura. Reclamo no disque, no Facebook. Moro aqui desde 1986 e não muda. Quando vim para cá falaram que iam mexer, mas até agora não fizeram nada."

Segundo Junior, a via é uma das piores da cidade. "Rodo muito por Jundiaí e acho que essa avenida tem um dos piores asfaltos. Aqui só tapam os buracos e não recapeiam. Saneamento não tem nem o que falar, moro na avenida e não tem água nem esgoto."

Borracheiro, Sidney Aparecido Rodrigues conta que na ápoca de chuva mais gente o procura. "Época de chuva, que está chegando, é pior. Por ser só buraco tapado, abre rápido na chuva. Subindo a avenida para o Traviú sempre tem buraco, aí vem mais gente arrumar o pneu. Aqui a rede de esgoto na avenida eu também tenho problema direto."

PRAZOS

O DER informa que os serviços na estrada municipal do Varjão, conhecida como avenida da Uva, foram iniciadas no mês passado. A via foi contemplada na fase 2 do programa estadual Novas Estradas Vicinais.

Segundo a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) de Jundiaí, a avenida da Uva terá recapeamento de responsabilidade do estado em trecho com seis quilômetros, que vai do bairro do Poste até a rodovia Anhanguera. O processo de licitação para a obra foi concluído e a Prefeitura de Jundiaí aguarda a publicação da ordem de serviço.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: