Jundiaí

Veganos adaptam a ceia com alimentos de origem vegetal

BANQUETE DE NATAL Para as festas de fim de ano, as carnes típicas dão espaço para os alimentos como grão-de-bico, lentilha e tofu


ARQUIVO PESSOAL
patricia
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Na ceia natalina dos veganos, as carnes típicas como o peru, chester, tender e lombo dão espaço para os alimentos de origem vegetal, como o grão-de-bico, abóbora, lentilha, amêndoas e tofu, sem perder o gostinho do espírito natalino.

Essas são algumas opções para a ceia dos adeptos ao veganismo para as festas de final de ano e nenhuma delas contém ingredientes de origem animal.

A professora vegana Ana Laura Hermann, de 42 anos, quer preparar uma ceia mais simples este ano para curtir com a família, apenas com pratos de origem vegetal. "Vou passar a ceia com minha família e fiquei responsável por preparar a parte vegana do jantar. Já estou pesquisando diversas receitas e pretendo fazer peito de peru assado com farofa e arroz, salada e maionese. Tudo vegano", afirma Ana.

Para a sobremesa, a professora pretende preparar receitas típicas natalinas, como o pavê, sorvete de abacaxi e bolo de brigadeiro de nozes. "Tem muitas opções que podem substituir os alimentos mais consumidos desta época sem tirar o gostinho do Natal", afirma.

Além da ceia natalina, Ana Laura também já está pensando nas refeições do ano novo. Uma das tradições desta época é a lentilha, que pode ser utilizada em diversas receitas. "Para o jantar da virada vou preparar um assado de lentilha, como se fosse um bolo de carne recheado, temperado com molho de tomate e especiarias".

PREÇOS ALTOS

O único empecilho são os preços altos, que dificultam o preparo de receitas mais elaboradas e fartas. "Sempre que tenho a oportunidade vou para São Paulo comprar os ingredientes por serem mais baratos. Os produtos de origem vegetal, como soja e lentilha, têm os preços bastante elevados, então sempre espero alguma promoção para adquirir", completa Ana.

MENU DE NATAL

Segundo a nutricionista e proprietária de um restaurante de comida natural, Valnira Martins, não faltam opções para substituir as carnes típicas desta época do ano. "Tem muitas opções saborosas que podem substituir alimentos de origem animal com facilidade, como quibe de abóbora, assado de grão de bico com figos caramelizados, tofu com castanhas, moqueca de banana da terra e pupunha puxados ao leite de coco com acompanhamento de arroz integral com passas e castanhas", afirma a nutricionista.

A cozinheira e proprietária de um delivery de comida vegana, Patrícia Poligicchio, aposta na venda das sobremesas para a ceia deste ano. "Decidi focar na produção de tortas doces veganas este ano e a adesão foi ótima. Já fechei a agenda para o Natal e vou abrir para o Ano Novo na próxima semana", afirma a cozinheira.

Já a sócia de um restaurante vegano, Natália Benite, decidiu apostar na venda de entradinhas para a data. "Optamos pelos petiscos e entradas, então estamos vendendo conservas de berinjela, queijinho de amendoim, pesto com rúcula e manjericão, além de ricota de amendoim com alho poró. A demanda está boa e é sempre bom conseguir fornecer esses tipos de produtos para veganos e simpatizantes", afirma Natália.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: