Jundiaí

Saúde implanta novo sistema de testagem covid-19 em parceria com Butantan

O novo equipamento oferece o resultado de positividade ou não para covid -19 em 15 minutos


DIVULGAÇÃO
Equipamento faz a avaliação do exame e lança os dados em sistema, automaticamente
Crédito: DIVULGAÇÃO

Rápido e fácil. Assim é o novo sistema de testagem implantado em Jundiaí nos Prontos Atendimentos Exclusivos para Síndrome Gripal. O equipamento do laboratório HiLab oferece o resultado de positividade ou não para covid -19 em 15 minutos, a partir de coleta de secreção nasofaríngea do primeiro dia de sintomas. A metodologia tem por objetivo, não somente agilizar o resultado ao paciente, como o lançamento da informação nos bancos de dados do município.

“Esta é uma parceria da Fundação Butantan/Laboratório Hilab com municípios do Estado de São Paulo e Jundiaí foi contemplada devido ao excelente desempenho durante a testagem de anticorpos que utilizava a mesma tecnologia, ainda no início do ano. Agora, a testagem é de antígeno, ou seja, logo no início dos sintomas será possível saber se está com covid -19”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

O equipamento já está sendo utilizado no mesmo formato de parceria em outras cidades paulistas de outras regiões. A testagem é realizada em pessoas a partir dos 2 anos de idade, com coleta de secreção nasofaringea, que é diluída e avaliada de maneira digital em leitor óptico do equipamento.

A tecnologia é empregada nos Prontos Atendimentos Exclusivos de Síndrome Gripal/covid -19: PA Hortolândia, UPA Vetor Oeste e PA Retiro. “Com a agilidade do teste as pessoas já são direcionadas para os fluxos específicos de atendimento, garantindo maior eficiência na prestação do serviços”, salienta.


Notícias relevantes: