Jundiaí

Número de casos de síndrome gripal em Jundiaí tem dobrado semana a semana

Apenas na última quarta-feira, dia 29, foram registrados 1.364 casos


DIVULGA
Gripe
Crédito: DIVULGA

O número de casos de pessoas atendidas por motivo de síndrome gripal em equipamentos de Saúde de Jundiaí têm dobrado desde a semana que teve início em 13 de dezembro, quando foi registrada uma média diária de 363 casos. A semana do dia 20 iniciou com média de 601 casos e, apenas no último dia 29, quarta-feira, foram registrados 1.364 casos.

Até a última quinta-feira (30) estavam internados 34 pacientes com casos de síndrome respiratória aguda grave no Hospital São Vicente. Desse total, dois estão confirmados com Covid-19, sete com Influenza e 25 à espera de resultados de exame. No hospital, o aumento da entrada de novos casos com síndrome gripal, na semana do dia 20, é de 250%.

Para essa alta demanda, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde disponibilizou quatro Unidades Sentinelas voltadas para atender exclusivamente casos de síndrome gripal. Além da UPA Vetor Oeste e do PA Hortolândia (que tem o atendimento dividido entre adulto e infantil na antiga Creche do Idoso), o PA Retiro passou a atender exclusivamente pessoas com sintomas gripais com horário estendido até as 22h (entrada até as 21h).

 

Saiba quais os sintomas graves de gripe e onde buscar atendimento

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, baseada em seu Plano de Contingência para o atendimento de casos de síndrome gripal (H3N2), alerta a população sobre os sintomas e os locais de atendimento. Os pacientes devem procurar as unidades sentinelas em caso de:

falta de ar;
febre alta persistente por mais de 24 horas;
ou se for parte de algum grupo de risco (diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, imunossuprimidos, pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos).
Atenção:
Pacientes com sintomas leves – como coriza, tosse e fraqueza – devem evitar se dirigir às unidades sentinelas.

Funcionam como Unidades Sentinelas os seguintes equipamentos de Saúde:

UPA Vetor Oeste – Adulto e Pediátrico 24h
Endereço: Av. Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540 – Parque Residencial Jundiaí

Pronto Atendimento Coronavírus Hortolândia (antiga Creche do Idoso) – Pediátrico (7h às 19h; entrada até 18h)
Endereço: Av. Alexandre Ludke, 780, Cidade Administrativa

Pronto Atendimento Coronavírus Hortolândia (Políclinica Hortolândia) – Adulto 24h
Endereço: Av. Pref. José de Castro Marcondes, 510 – Vila Hortolândia

Pronto Atendimento Retiro – Adulto e Pediátrico (segunda a domingo, das 7h às 22h; entrada até 21h)
Endereço: Rua Maria Lucia de Almeida, 100, Retiro

Medidas de prevenção:
A população também deve estar atenta a medidas de prevenção à síndrome gripal. Entre elas, minimizar o contato com outras pessoas, não dividir utensílios e aparelhos eletrônicos de uso pessoal, manter higiene constante do ambiente e das mãos, ficar em espaços com circulação de ar, respeitar todas as recomendações médicas e usar máscara.



Notícias relevantes: