Jundiaí

Em um mês, alta de 80% nos casos ativos de covid-19

ENTRE ABRIL E MAIO Segundo a VE, o crescimento tem relação com a queda na temperatura e pouca vacina


Divulgação
A aplicação da vacina para todos os públicos segue nas UBS do município para diferentes públicos
Crédito: Divulgação

O número de casos de covid-19 voltou a subir em Jundiaí. De acordo com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), entre os dias 1 e 18 de abril foram registrados 174 casos positivos da doença. Já neste mês, até o momento, são 313 casos confirmados, o que significa aumento de 80% das confirmações neste período.

Segundo a Vigilância Epidemiológica (VE), o crescimento tem relação com os feriados prolongados registrados no mês de abril e a queda na temperatura já registrada naquele mês, ainda que menos intensa que a atual.

De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, o crescimento no número de casos é um alerta a necessidade da vacinação completa. "O número de casos, apesar de não refletir em aumento direto no número de internados, alerta para a necessidade de a população que está com alguma dose de vacina contra a covid em atraso, situação que atinge mais de 100 mil pessoas, completar a vacinação o quanto antes. A manutenção dos cuidados individuais é essencial para evitar a contaminação de si e dos familiares e evitar o desenvolvimento de formas graves da doença", afirma o gestor.

ATUALIZAÇÃO

De acordo com o boletim desta quinta-feira (19), são 302 novas confirmações de casos no município e 486 casos ativos, atingindo o total de 78.795 desde o início da pandemia. A última morte pela doença foi registrada nesta quarta-feira (18).

No dia 13 de maio foram confirmados 35 novos casos, com 188 casos ativos e nenhuma morte. Na época, o total de casos atingia a marca de 78.272.

Todas as notificações registradas são investigadas pela Vigilância Epidemiológica.

VACINAÇÃO

Para avançar com a vacinação contra a doença, o município oferece doses para todos os públicos habilitados (a partir de 5 anos) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jundiaí, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento dos serviços, inclusive no horário noturno em algumas unidades.

Neste sábado (21) haverá aplicação nas UBS Santa Gertrudes, Nova UBS São Camilo, UBS Hortolândia e Clínica da Família do Novo Horizonte II (antiga UBS Novo Horizonte), das 8h às 12h, sem a necessidade de agendamento. A vacinação será para crianças, jovens e adultos que necessitam da atualização de caderneta vacinal.

 


Notícias relevantes: