Jundiaí

Municípios da região retomam uso de máscara

CORONAVÍRUS As recomendações chegam com novo aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas


 DANIEL TEGON POLLI
Em Louveira e Campo Limpo Paulista, a exigência vai começar por escolas e espaços públicos, tudo por causa do preocupante aumento de casos de covid no último mês
Crédito: DANIEL TEGON POLLI

Com o aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas, alguns municípios da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) voltaram a adotar medidas restritivas contra a disseminação. Em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) informa que o município faz análises diárias do cenário epidemiológico, com especial atenção para as escolas e revisão constante dos protocolos sanitários, mas não informou sobre obrigatoriedade.

Em Louveira, por exemplo, as secretarias de Saúde e Educação orientam professores, demais profissionais e alunos da rede municipal de ensino a voltarem a utilizar máscara em ambientes fechados, como as salas de aula. Já Campo Limpo Paulista tem desenvolvido uma portaria sobre a recomendação da volta do uso de máscaras em toda a cidade, bem como nos espaços públicos e nas escolas.

Entre os dias 24 de fevereiro e 24 deste mês, a quantidade de casos registrados na região, segundo monitoramento do estado de São Paulo, aumentou 12%, partindo de 100.882 registros para 112.993. A quantidade de casos ainda é baixa se comparada com outros momentos da pandemia, mas o novo aumento preocupa.

MEDIDAS

A medida de Louveira foi justificada pelo aumento de casos de covid-19. Apenas na semana passada foram 126 registros confirmados na cidade. O município também pede que a população esteja atenta e retome o uso da máscara e do isolamento se notado qualquer sintoma. Em Campo Limpo Paulista, é esperada uma nova recomendação de restrição com relação à pandemia em breve.

Em Jundiaí, ainda segundo a UGPS, o uso de máscaras é recomendado neste momento dentro de todas as unidades escolares públicas e privadas, para pessoas com sintomas gripais, idosas, com comorbidades ou esquema vacinal incompleto, e em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

A Prefeitura de Várzea Paulista informa que o protocolo de cuidados contra a covid-19, que inclui o uso de álcool gel e distanciamento, continua em andamento na rede municipal de ensino. Além do uso obrigatório de máscara de proteção por parte dos professores e do uso facultativo entre os alunos. Até o momento, porém, não há expectativa para a retomada do uso obrigatório da máscara entre os alunos.

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foram registrados 25 casos novos de covid-19 em uma semana, de 16 a 22 de maio. A respeito do uso da máscara de proteção facial, o município detalha que ainda não há nada conclusivo ou uma decisão sobre a retomada da utilização. Itupeva pretende realizar essa avaliação o quanto antes para realizar um posicionamento oficial, baseado na situação da cidade.

Procuradas, as prefeituras de Cabreúva e Jarinu não responderam até o fechamento desta edição.

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: