Jundiaí

Jundiaí avança em Cidade Inteligente com a Teleinterconsulta


Divulgação
Jundiaí avança em Cidade Inteligente com a Teleinterconsulta
Crédito: Divulgação

O uso da tecnologia como ferramenta para gestão já é realidade na Prefeitura de Jundiaí desde 2017. Contudo, a mobilização para uma Cidade Inteligente alcança outros setores, como a Saúde. Jundiaí já segue o caminho e, as iniciativas já são reconhecidas nacionalmente como o sistema Teleinterconsulta, premiado nesta semana, no evento Smart City Business America 2020; bem como outras ações relacionadas com a mobilidade e o transporte público, a infraestrutura e serviços e a transparência e a gestão das informações.

“Jundiaí investe em qualidade na prestação de serviços à população e qualifica o atendimento com humanização e tecnologia. O reconhecimento nacional da Saúde de Jundiaí, com a teleinterconsulta, demonstra que com planejamento e investimentos, conseguimos oferecer resolutividade na Atenção Primária, ou seja, na Unidade Básica de Saúde, próxima da casa das pessoas”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado sobre o reconhecimento, que é o segundo já recebido pela Saúde de Jundiaí pelo Prêmio Inovacidade. A primeira premiação foi da Clínica da Família, em 2019.

Implantada desde julho de 2021 em toda a rede de 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí, a Teleinteconsulta já reduziu as filas de atendimento com especialistas em até 90%, juntamente com o serviço de telediagnóstico de eletrocardiograma, reduzindo o tempo de espera para o laudo de 30 dias para 15 minutos. “O modelo tecnológico teve a sua implantação acelerada pela pandemia da covid-19, que acabou por gerar filas com especialidades, em decorrência da queda na procura por atendimento no primeiro ano de ocorrência do vírus Sars-COV-2”, explica Texera. “Esse é mais um exemplo do uso da tecnologia como forma de qualificar o acesso ao serviço público.”

Serviços e Gestão
O gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, que apresentou o painel “Tirando a Cidade Inteligente do Papel”. “Os investimentos realizados pela gestão para colocar Jundiaí no caminho da inovação e da entrega de serviços de excelência para a população já rendem frutos e reconhecimento nacional. Pelo trabalho do prefeito Luiz Fernando Machado, a gestão tem focado cada vez mais na união da tecnologia com o serviço público. Em breve faremos a substituição de todos os pontos de iluminação da cidade por um sistema inteligente e mais econômico para os cofres públicos, por meio de uma PPP (Parceria Público Privada) cujo processo de licitação já está em andamento”, detalhou.

Ainda participaram com debatedores em reuniões estratégicas ou painéis, o gestor-adjunto de Governo, Jones Martins, o gestor de Mobilidade e Transporte (UGMT) Aloysio Queiroz, Infraestrutura e serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa. O diretor-presidente da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí), Amauri Marquezi de Luca e Evandro Biancarelli, da DAE, também participaram do evento internacional.


Notícias relevantes: