Jundiaí

Jovens de 12 a 17 anos podem se imunizar com a 3º dose a partir de segunda-feira (30)


Divulgação
Durante a semana a vacinação para vários grupos ocorre nas UBSs
Crédito: Divulgação

Jundiaí começa nesta segunda-feira (30) a aplicar a 3ª dose da vacina de covid-19 para os adolescentes de 12 a 17 anos de idade, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Os jovens podem procurar as Unidades Básicas de Saúde do município.

Para o esquema vacinal deste público serão usadas Pfizer e Coronavac, de acordo com a disponibilidade dos imunizantes, que serão encaminhados pela Secretaria de Saúde do Estado. Os imunizantes são os aprovados para este público pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A dose de reforço pode ser aplicada após 4 meses do recebimento da segunda dose. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.

MAIS

O sábado (28) foi dia de multivacinação nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Hortolândia, Santa Gertrudes, Colônia e Clínica da Família II (antiga UBS Novo Horizonte). Além da imunização contra a covid-19, influenza e doses de rotina, quem estava com vacinas em atraso teve a oportunidade de atualizar a carteirinha.

“Toda vacina é importante. Eu costumo brincar com a minha filha que é a ‘picadinha do bem’. Faço questão de incentivar, pois trata-se de saúde”. comentou Mary Helen Medero, que levou a filha Alice, de 6 anos, à UBS Hortolândia para a segunda dose de Coronavac. Assim como ela, Elizabeth dos Santos Freire levou o filho Vinícius, de 5 anos, à unidade. “A ideia é prevenir a covid e proteger a saúde dele”, destacou ela, que teve a fala completada pelo garoto. “Não doeu nada! E eu vim porque não quero pegar covid.”

Apesar da alegria do pequeno Vinícius em tomar a segunda dose, a Vigilância Epidemiológica (VE) destaca que nem todo cidadão está em dia com a vacinação contra a covid-19. “São mais de 100 mil doses em atraso. Com as quedas de temperaturas e o clima propenso para o aumento de casos respiratórios, é essencial que a população se conscientize e compareça nas Unidades Básicas de Saúde para completar o esquema vacinal”, comenta a enfermeira coordenadora da VE, Maria do Carmo Possidente.

GRUPOS

Contra a Influenza estão sendo vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e ou deficiências, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas (45 dias após o parto), profissionais da Educação e profissionais de Saúde, indígenas, forças de segurança e profissionais de transporte (caminhoneiros, motoristas de transporte público e de longas viagens).

A vacinação contra covid-19 segue sendo oferecida para os públicos acima de 5 anos, conforme as doses e períodos específicos para aplicação. Imunossuprimidos com 12 anos ou mais e idosos com 60 anos ou mais devem receber quatro doses. Para o público de 18 a 59 anos sem imunocomprometimento, são recomendadas três doses da vacina.

As doses de rotina são para todas as idades, conforme as doses e os prazos adequados para cada uma. Caso tenha dúvidas em relação à sua vacinação, procure a UBS para a confirmação.

Durante a semana a vacinação segue em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí, no horário de funcionamento da sala de vacina.


Notícias relevantes: