Jundiaí

Paróquias iniciam festas em homenagem aos santos juninos

RETOMADA Este ano, as festividades juninas retornam ao formato tradicional, com os fiéis nas igrejas para celebrar e homenagear os santos padroeiros


 ARQUIVO JJ
A Paróquia Santo Antônio, no bairro Anhangabaú, chega a sua 58ª edição com a venda do bolo de Santo Antônio e a distribuição de pães para o público
Crédito: ARQUIVO JJ

Paróquias que fazem parte da Diocese de Jundiaí já definiram a programação em homenagem aos santos juninos, como Santo Antônio, São Pedro e São João. As festividades começam neste início de mês e garantem comida típica, além de fogueira e brincadeiras.

Uma das mais tradicionais, a Paróquia Santo Antônio, no Anhangabaú, chega a sua 58ª edição com a venda do bolo de Santo Antônio e a distribuição de pães. Os pedaços de bolo já estão sendo vendidos. "Como todos os anos, a procura é bem grande. Vamos entregar os pedaços nos dias 12 e 13 de junho", conta Alessandra Freire, colaboradora da paróquia.

Já na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Engordadouro, as festividades acontecem entre os dias 3 e 13 de junho, com missa todos os dias. "Com a retomada dos eventos presenciais, estamos com ótima expectativa para receber o público. Convidamos todos para tomar um vinho e quentão com a gente", diz Leandro Porto, coordenador.

Para glorificar o santo casamenteiro, a tradicional venda do bolo de Santo Antônio acontecerá no dia 13, após as missas. "Este ano não vamos ter venda antecipada, vamos vender o bolo somente na data de Santo Antônio", afirma o coordenador.

SÃO PEDRO

A Paróquia São Pedro Apóstolo, na Vila Nova Jundiaí, realiza nos dias 24, 25 e 26 de junho e 1 e 2 de julho sua festa em homenagem a São Pedro. "No dia 1 e 2 de julho vamos ter o bolo de São Pedro com a medalha. Espero que a festa seja a melhor possível e que venha bastante gente. Vamos ter bastante opção de comidas e bebidas, vai ser uma festa linda", conta Tamara Dalben, secretária da paróquia.

O Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Rami, promove nos dias 11, 18 e 25 de junho a tradicional festa junina, com comidas típicas e brincadeiras. "Este ano vamos ter fogueira, música ao vivo, brincadeiras e diversas comidas típicas da festa junina. Como não tivemos evento o ano passado, a expectativa é que muita gente venha nos visitar", diz Márcia Silva, administradora do Santuário.

SERVIÇO

Engordadouro: A festa na Paróquia Santo Antônio de Pádua acontece entre os dias 3 e 13 de junho, com missa de segunda a sexta-feira às 19h30 e aos sábados e domingos às 18h. No dia 13, a missa acontecerá às 7h, 10h e 19h30 na matriz. A paróquia fica na avenida André Costa, S/N, Chácara Morada Mediterrânea, em Jundiaí.

Anhangabaú: A 58º Festa da paróquia tem sua trezena entre os dias 1 e 13 de junho e a festa acontecerá nos dias 4 a 19 de junho com entrada gratuita. A festa será na av. Dr. Pedro Soares de Camargo, 724, Anhangabaú.

Vila Nova: A São Pedro Apóstolo promove nos dias 24, 25 e 26 de junho e nos dias 1 e 2 de julho às 19h de sexta-feira e as 11h de sábado e domingo. A paróquia fica na rua Ibiporã, 455, Vila Nova Jundiai.

Vila Rami: A festa junina do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida acontece nos dias 11, 18 e 25 de junho das 19h as 23h, na rua Cica 1862, Vila Rami, Jundiaí.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: