Jundiaí

Jundiaí oferece tecnologias educacionais para aprendizagem a partir dos 4 anos de idade


 @pedroamora
No programa Escola Inovadora as tecnologias educacionais estão disponíveis para os estudantes a partir dos 4 anos de idade
Crédito: @pedroamora

Em Jundiaí, a Cidade das Crianças, tablets, computadores, robôs para programação computacional, computadores e telas interativas são equipamentos de tecnologia educacional que, desde o início do ano letivo de 2022, fazem parte da realidade dos estudantes do programa Escola Inovadora de Jundiaí, da rede municipal de ensino, que atendem crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

São mais de R$ 12 milhões em investimentos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educaçaõ (UGE), para a aquisição dos equipamentos, materiais e formação dos educadores, para que possam aprender sobre as tecnologias e aplicá-las com as crianças.

“Jundiaí oferece a educação do futuro, com a tecnologia desde os 4 anos de idade, que vem para aprimorar o ensino de boa qualidade oferecido na rede municipal. Esse é o caminho que trilhamos na cidade com a Escola Inovadora”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado.

As tecnologias educacionais estão presentes desde a Educação Infantil II, a partir dos 4 anos. O Rob é um é um robô educacional desplugado, ou seja, sem o uso de tela, computador, tablet ou acesso à internet, que permite o desenvolvimento cognitivo e de habilidades como o pensamento matemático, de resolução de problemas, sequenciamento de comando, lógica, trabalho em equipe, de maneira lúdica e prazerosa.

O uso do robô já é um dos momentos favoritos da criançada. Com apenas 4 anos, a aluna Heloísa Carvalho, da EMEB Patrícia Pires, conta sobre a atividade com o Rob. “Ele brinquei com o Rob, ele é um robô que ensina a gente, ele vai para frente, trás, direita, esquerda e até toca música”, conta a jovem estudante.

A tecnologia estimulada pelo programa Escola Inovadora motiva a aprendizagem por meio do lúdico, promove o pensamento matemático, sequenciamento de comando, lógica, pensamento para a solução de problemas, trabalho em equipe, facilita o desenvolvimento cognitivo, explora a aprendizagem significativa, estimula novas competências e habilidades.

“Por meio da robótica, os estudantes estimulam as novas competências em momentos leves e divertidos. Jundiaí é pioneira em oferecer o Rob para escolas da rede pública. As tecnologias educacionais também estão presentes no Ensino Fundamental com chromebooks, telas interativas, tablets para as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa Estudo É Tudo e para estudantes cadastrados no Auxílio Brasil”, conta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

A Unidade de Educação fez a aquisição de 184 Robs, destinados a 45 escolas municipais para estudantes da Educação Infantil II (4 e 5 anos) e em torno de 12 mil estudantes. Jundiaí é a pioneira em oferecer o Rob para escolas da rede pública.


Notícias relevantes: