Jundiaí

Nas estaduais, 66% dos casos são de trabalhadores

COVID NAS ESCOLAS São dois terços dos casos registrados pela Secretaria de Educação em Jundiaí


                       ARQUIVO JJ
Em toda a Região, foram 29 casos desde o início do ano nas unidades escolares, sendo nove em alunos
Crédito: ARQUIVO JJ

Com o aumento de casos de covid-19, as escolas públicas, tanto municipais quanto estaduais, seguem monitorando as unidades. Desde o início do ano, a rede estadual de ensino registrou 15 casos de covid-19 em Jundiaí, sendo cinco deles entre estudantes e 10 em trabalhadores da educação, mas as aulas devem seguir em regime presencial ou, para quem recebe o diagnóstico ou tem sintomas, remotamente.

Em toda a Região de Jundiaí, foram 29 casos desde o início do ano nas unidades escolares, sendo nove em alunos, 19 em profissionais e um em terceiro.

A rede municipal não divulga mais boletins epidemiológicos sobre os casos de covid-19 nas escolas. A última publicação data de setembro de 2021 e informa que no ano passado, até a divulgação, houve 261 casos entre alunos e 371 em educadores. Na rede, não há atividades remotas, mas o modelo híbrido é adotado.

ESTADO

Dirigente de ensino de Jundiaí, Valdete Ramos diz que a rede estadual, por ora, não tem escolas em formato híbrido ou remoto. "Não temos escolas nessas modalidades, mas voltamos a pedir medidas de higiene. As máscaras não são obrigatórias, mas são recomendadas e voltamos com as orientações do começo da pandemia, como lavar as mãos regularmente. Não trabalhamos com a hipótese de escolas fechadas. Quando há diagnóstico, o aluno ou profissional se afasta, mas não se fala sobre fechamento de escola."

"Para frequentar as aulas, o estudante precisa estar negativado, mas recomendamos que com sintoma gripal, retire as atividades na escola e acompanhe as aulas pelo Centro de Mídias", conta ela sobre as aulas remotas apenas para quem tem a doença ou sintomas.

Valdete lembra que também há campanhas de incentivo à vacinação nas escolas. "Fizemos ações e incentivamos a vacinação nas escolas para que completem o esquema vacinal. Em Jundiaí, praticamente finalizamos este tipo de ação. Na Região Metropolitana, os casos continuaram sendo registrados e permanecemos com as nossas orientações. Há regulamentação da Seduc e conversamos com os pais para o Conselho Tutelar não ser acionado caso não haja vacinação."

MUNICÍPIO

Em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) informa que, neste momento, não há escolas com atividades remotas. No entanto, o ensino híbrido permanece sendo realizado. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) acrescenta que o município permanece realizando a análise diária do cenário epidemiológico, e as escolas também são monitoradas.


Notícias relevantes: