Jundiaí

Contratações crescem 48% com destaque para Serviços

SALDO POSITIVO Os setores que mais se destacaram foram Serviços, com saldo positivo de 713, Indústria (164), Comércio (130) e Agropecuária (1)


 DANIEL TEGON POLLI
Mauro Simões contratou uma nova funcionária para completar o quadro de funcionários do despachante
Crédito: DANIEL TEGON POLLI

Em abril, a criação de novos empregos formais no município foi positiva, com saldo de 963, sendo 8.566 admissões e 7.603 desligamentos. O número é 48% maior ao de março, que registrou saldo de 649 (8.751 admissões e 8.102 desligamentos). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os setores que mais se destacaram foram Serviços, com saldo positivo de 713, Indústria (164), Comércio (130) e Agropecuária (1). O setor de Construção foi o único que fechou abril com saldo negativo, com mais demissões (377) que contratações (332).

NOVOS FUNCIONÁRIOS

Para completar o quadro de funcionários, o proprietário de um despachante na Vila Arens, Mauro Simões Ferreira, contratou uma nova funcionária em abril. "Precisei fazer uma nova contratação fixa para completar o quadro de funcionários. A nova empregada chegou há dois meses para assumir o cargo de auxiliar", afirma o proprietário.

Atualmente, Ferreira trabalha com quatro funcionários e não pretende fazer novas contratações este ano. "Acredito que não vou precisar de mais funcionários até o final do ano. A contratação que fiz em abril foi para substituir a funcionária que pediu desligamento, então a meta é manter os quatro funcionários e fazer novas admissões apenas se mais alguém sair", explica o contratante.

Além de Ferreira, quem também fez novas contratações em abril foi o proprietário de um salão de beleza na Vila Arens, Marcos Moraes. Segundo ele, as admissões foram para recuperar os funcionários que foram desligados durante o momento crítico da pandemia. "Antes da pandemia eu trabalhava com sete funcionários e agora estou com apenas quatro. As últimas contratações fixas foram em abril, nas vagas de design de sobrancelhas e gerente", diz Moraes.

De acordo com o proprietário, a meta é igualar o número do quadro de funcionários de 2019 até o final do ano. "Com a retomada das atividades econômicas, há a necessidade de contratar mais funcionários até dezembro. O objetivo é admitir mais três funcionários e fechar o quadro com sete contratados", diz.

OPORTUNIDADE

Contratada há dois meses no setor de Serviços, a designer de sobrancelhas Maria Eduarda Camargo encontrou a oportunidade por indicação de uma amiga que trabalha no salão. Para a recém-contratada, o novo emprego é a oportunidade de se firmar na área que sempre sonhou em atuar. "Eu trabalhava como babá e quando me falaram sobre a vaga de designer de sobrancelhas não perdi a oportunidade. Estou aqui desde abril, com emprego fixo, e pretendo seguir nessa área por bastante tempo", diz Maria.

O crescimento nas contratações é visível desde o início deste ano. De janeiro a abril deste ano, Jundiaí já admitiu 33.598 funcionários. No mesmo período de 2021, foram 29.820 admissões.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: