Jundiaí

Horta Urbana do Fazenda Grande recebe Curso de Capacitação para Armazenamento e Utilização da Água da Chuva


Divulgação
Horta Urbana do Fazenda Grande recebe curso
Crédito: Divulgação

A horta urbana localizada no bairro Fazenda Grande recebeu, no final de semana, o 3º dia do Curso de Capacitação para Armazenamento e Utilização da água da Chuva. Com objetivo de captar e utilizar a água da chuva para irrigação dos canteiros, foi realizado nesta etapa um estudo e mapeamento no local para que, na próxima semana, as instalações sejam realizadas.

O objetivo é a construção de uma mini cisterna que irá colher e armazenar água proveniente das chuvas e, assim, gerar economia no consumo através do reaproveitamento. A horta do bairro Fazenda Grande foi inaugurada no dia 4 de junho, como parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente em 5 de junho.

O curso é realizado em parceria com o SESC e será finalizado no próximo sábado (6). Na horta, os moradores do Fazenda Grande encontram variedade de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha, cebolinha, coentro e até beterraba.

A coordenadora do programa Horta Urbana, Rita Stringari de Francesco, acompanhou as atividades. “Nosso trabalho nas hortas urbanas envolve não apenas o plantio, mas uma série de condições para assegurar que o processo seja sustentável. A construção da cisterna é uma delas.”

O espaço no Fazenda Grande faz parte do programa Horta Urbana, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UPGUMA) e a permissionária é a dona Célia Fernandes Micheloti, responsável por cuidar com carinho não apenas do cultivo e das verduras e legumes como também do atendimento aos clientes.

“Neste sábado realizamos um exercício de design, com leitura da paisagem do território. O ponto mais importante foi identificar as demandas da horta e sua capacidade de armazenamento da água das chuvas, para na próxima semana colocarmos a mão na massa. Foram analisados o tamanho do telhado da área construída, permeabilidade do solo, consumo de água etc”, comenta o permacultor Vinícius Pereira, que foi quem ministrou o curso.

O próximo encontro acontecerá na manhã deste sábado (6) para a conclusão do curso.


Notícias relevantes: