Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

24ª Festa Portuguesa começa neste sábado

| 03/10/2014 | 20:55

A tradicional Festa Portuguesa da Vila Arens, em Jundiaí, começa neste final de semana e tem entrada gratuita. O evento, promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição e comandado por uma equipe de quase 350 voluntários, vai até 26 de outubro – aos sábados, das 18h às 22h, e aos domingos, das 11h30 às 15h.

Em sua 24ª edição, a festa traz uma novidade: o bavette à portuguesa (uma massa com bacalhau refogado em muito azeite, azeitonas pretas e tempero especial lusitano), que faz parte do cardápio de almoço aos domingos. Os visitantes ainda poderão provar outras opções, como o bolinho de bacalhau, pastel, espetinhos, churrasco e pernil, tanto no sábado quanto no domingo.

Este ano a cantina será montada na Praça do Coreto, onde estarão as barracas para preparo e entrega dos alimentos, além de uma feira de artesanato e um espaço reservado para crianças, com brinquedos infláveis e monitores. Já o restaurante, montado no salão paroquial, atende aos domingos, das 11h30 às 15h, e oferece self-service com as comidas típicas.

Iniciando em pleno fim de semana de eleições, a expectativa de visita é grande. Segundo Marcel Righi, membro da comissão organizadora da Festa Portuguesa desde 2006 e voluntário desde a primeira edição, em 1991, 10 mil bolinhos de bacalhau foram produzidos somente para este sábado e domingo. “Em ano de eleição a festa sempre bomba. Dá para ver isso pelos históricos das outras edições”, aponta.

A estimativa é de que, neste ano, sejam produzidos e vendidos 10% a mais em comparação com o ano passado, quando quase 45 mil bolinhos de bacalhau foram consumidos e 35 mil pessoas estiveram presentes no evento. “Esperamos um número de aproximadamente 40 mil visitantes para este ano”, calcula Marcel.

Voluntários – Nesta sexta-feira (03), um dia antes de a festa começar, a cozinha já estava cheia e os balcões, lotados de massa para produzir um total de 10 mil bolinhos de bacalhau. Além de ajudar na cozinha, os 350 voluntários são divididos entre serviços como limpeza e organização. Toda a verba arrecadada em 2014 será revertida para a manutenção da paróquia e 5% da arrecadação líquida de todo o evento será doada para a Associação Missão Belém, que ajuda comunidades carentes na Região.

Iraides da Costa, 67 anos, está trabalhando pela primeira vez na Festa Portuguesa e vai ficar dentro das barracas preparando as comidas. “Estou com a mão na massa hoje desde às 7h. Não é fácil fazer bolinho”, brincou, enquanto limpava espinhos do bacalhau. A Festa Portuguesa ainda disponibiliza serviço de delivery, pelo telefone (11) 4526-1382.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/24a-festa-portuguesa-comeca-neste-sabado/
Desenvolvido por CIJUN