Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

26ª Semana Mundial do Aleitamento Materno alerta para importância da amamentação

VINÍCIUS SCARTON | 28/07/2018 | 01:15

Com o propósito de fomentar a importância da amamentação, a 26ª Semana Mundial do Aleitamento Materno e a 7ª Semana Regional do Bebê acontecerão simultaneamente em Jundiaí, de 1 a 7 de agosto. Neste ano, com o tema “Amamentação é o Alicerce da Vida”, os eventos serão formados por diversas ações. A abertura acontecerá no dia 31 de julho, às 19h, no Teatro Polytheama, destinada para o público em geral, reunindo profissionais da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Assistência Social, Educação, Planejamento, Cultura, Esporte e Assessoria de Políticas para Mulheres.

De acordo com a nutricionista e articuladora municipal do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Rita de Cassia Sprimgari de Francesco, as ações também possuem parceiros, e demais eventos ocorrerão no mesmo período (de 1 a 7 de agosto) no Maxi Shopping Jundiaí, no Jundiaí Shopping e no Sesc. “Além disso, as próprias unidades de saúde, creches, CRAS e Banco de Leite Humano de Jundiaí (localizado na avenida Henrique Andrés, 547, no Centro), também terão atividades em comemoração à Semana do Aleitamento Materno”, descreve.

Rita de Cassia ainda comentou sobre a importância do procedimento, que deve ser exclusivo até os seis meses de vida do bebê, quando se inicia a introdução alimentar, mantendo até os dois anos de idade ou mais. “O leite materno garante que a criança tenha uma boa imunidade para a vida, além de ajudar em aspectos de ordem emocional e bons hábitos alimentares para o resto da vida”, explica. A nutricionista reforça que a sociedade precisa estar atenta ao assunto. “Quem tiver dúvidas, o serviço de saúde está à disposição para apoiar, ensinar e orientar mães e famílias. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência”, recomenda.

EXEMPLO
No mês passado, a dentista Natália Leoni Aialla Celiberto, de 29 anos, procurou ajuda do Banco de Leite Humano para auxiliar na amamentação do seu filho Daniel, que naquela ocasião tinha apenas 14 dias de vida. “Eu estava sofrendo muitas dores na região do mamilo e não conseguia ter prazer em realizar a amamentação”, conta. No Banco de Leite Humano, Natália destacou o atendimento e o trabalho realizado pela técnica em enfermagem, Sandy Ellen Oliveira. “Ela me orientou sobre o assunto por cerca de duas horas. Além disso, tive a oportunidade de aprender ainda mais sobre a composição do leite e a importância do aleitamento materno”, comenta. Posteriormente, a dentista retornou para a casa e desde o dia 25 de julho está bem de saúde, conseguindo realizar a amamentação de maneira prazerosa. Ela comentou que possui muito leite e já iniciou as doações para o Banco de Leite Humano. “Essa iniciativa é um gesto de amor que ajudará a salvar vidas de bebês que estão em UTIs Neonatais”, ressalta.

Hospital universitário
O Hospital Universitário de Jundiaí (HU) também realizará entre os dias 31 de julho e 7 de agosto diversas atividades relacionadas à Semana Mundial do Aleitamento Materno, envolvendo equipes de saúde do município, gestantes e mães. A abertura será no dia 31 de julho, às 18h, no Teatro Polytheama. Já nos dias 1 e 2 de agosto, haverá gincana interna no local. No dia 3, às 10h, haverá palestra com o tema “Amamentação: a base da vida”, com a pediatra neonatologista Gleise Aparecida Moraes Costa. Na segunda-feira (6), às 14h, o anfiteatro do HU será palco do “Encontro de Gestantes” e na quarta-feira (7), às 15h, o encerramento será marcado pelo encontro entre mães doadoras e mães receptoras de leite humano.

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/26a-semana-mundial-do-aleitamento-materno-alerta-para-importancia-da-amamentacao/
Desenvolvido por CIJUN