Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

34,2% da população já recebeu defasagem dos planos Bresser e Verão

VINICIUS SCARTON | 01/08/2018 | 05:20

A Associação dos Aposentados de Jundiaí protocolou 350 processos de associados que estão à espera dos pagamentos da defasagem referente aos planos Bresser, Verão e Collor 1 e 2. De acordo com a secretária de assuntos jurídicos da entidade, Terezinha Ometto, cerca de 120 pessoas já receberam os dois primeiros planos, ou seja, 34,2%. No entanto, 230 não tiveram a mesma sorte e aguardam os pagamentos para todos os planos dos anos 80 e 90.

Segundo o advogado responsável pela maioria dos casos, Edgar de Santis, o restante dos processos estão suspensos em função da repercussão geral. “Todos aguardam decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Não há data prevista para solução”, comenta. De Santis também salientou que através de um acordo firmado entre a Advocacia Geral da União (AGU), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a Febrapo (Frente Brasileira pelos Poupadores) e o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Banco do Brasil, Santander, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco Safra se propuseram a pagar os poupadores.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE A ECONOMIA JUNDIAIENSE E BRASILEIRA

O acordo tem duração de dois anos e os poupadores interessados podem procurar a Associação dos Aposentados de Jundiaí para fazer a habilitação. “Os bancos realizam a análise dos documentos do processo no prazo de 60 dias. Uma vez aprovado, em outro prazo de 15 dias, o pagamento será efetuado e depositado na conta do cliente, obedecendo a ordem de solicitação, valores e descontos estipulados no acordo”, descreve.

A entidade também informa que já está convocando os poupadores para tomar conhecimento de suas ações e saber dos seus interesses em fazer ou não a adesão, que pode ser feita na rua XV de Novembro, 1.336, no Centro. “Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4583-1194, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h”, orienta Terezinha Ometto.

NA ESPERA
O casal Francisco Terron Biassoto (82) e a esposa Darci Christ (78) são poupadores de Jundiaí que aguardam informações sobre a adesão. “Quanto ao valor de direito, o mesmo será muito útil em nossas vidas, afinal somos aposentados e nosso ordenado é curto”, resume Biassoto, que atuou em diversas profissões por mais de 50 anos.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/342-da-populacao-ja-recebeu-defasagem-dos-planos-bresser-e-verao/
Desenvolvido por CIJUN