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Cadeirante ganha APP exclusivo para transporte

Da Redação | 15/03/2020 | 07:45

O portador de deficiência (cadeirante) de Jundiaí terá, nos próximos dias, uma novidade no APP Municipal que deve facilitar a mobilidade urbana no transporte público. Desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), em parceria com a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí, o sistema recebeu o nome de ‘’Ajude a Preparar Sua Viagem”.

O usuário da plataforma elevatória precisa baixar o APP Jundiaí em seu smartphone, realizar um cadastro e, a partir daí, já pode comunicar as suas viagens (linha, local e hora). Essa comunicação será direcionada aos fiscais da empresa operadora do transporte do município que providenciarão a rechecagem da plataforma.

Assim que esse processo for efetivado, o solicitante receberá ‘nova notificação’ com detalhes da viagem e a mensagem ‘inspecionado’. O usuário poderá fazer essa comunicação com até 30 minutos de antecedência. A comunicação e as notificações, tanto do usuário quanto do fiscal, serão acompanhadas por cores. Vermelho quando enviada, azul quando recebida, amarela quando respondida, e verde quando concluída.

Os fiscais do transporte terão ainda uma versão do aplicativo exclusivo para gerenciar essas demandas.
“A funcionalidade foi desenvolvida para facilitar a vida do cadeirante. Isso garante que o usuário embarque com segurança”, avisa o presidente da Cijun, Amauri Marquezi.

Ele lembra que o sistema desenvolvido pelo time vai ao encontro também da proposta da transformação digital de Jundiaí e ter a tecnologia como ‘facilitadora do cidadão’.
Agora o novo sistema permitirá gerar estatísticas e tornará mais eficaz todo o processo de mobilidade do cadeirante. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jundiaí tem 28 mil pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida, o que significa 7% da população.

O gestor da UGMT, Silvestre Ribeiro, o transporte público de Jundiaí conta com 96,5% dos ônibus com plataformas elevatórias. Esta novidade no aplicativo também faz parte do programa “Mobilidade Total”, da Prefeitura de Jundiaí, que ainda inclui a revisão das 91 linhas do transporte coletivo da cidade e a gestão das viagens através do GPS e câmeras de monitoramento em 100% dos veículos.

“A parceria com a CIJUN e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência possibilitou a criação desse serviço que começou no ano passado com um grupo de aplicativo de mensagem com esses usuários. Foi uma espécie de embrião do projeto que deve, muito em breve, ganhar outras funcionalidades no APP”, adianta Silvestre.

Ele lembra que no caso de falha no sistema ou em qualquer viagem, o usuário poderá utilizar o próprio APP para registrar sua reclamação no 156. Existe outro programa de atendimento complementar “porta a porta”. São 15 vans que transportam as pessoas com deficiência para atendimento de saúde, SUS, EMEB’s e entidades reabilitadoras, totalizando 3,5 mil viagens/mês.

 


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