Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Fab Lab coloca produção criativa em foco

DA REDAÇÃO | 14/12/2018 | 05:03

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação, inaugurou este mês o Fab Lab (Fabrication Laboratory), um laboratório de incentivo à produção criativa montado no Complexo Argos. O Fab Lab faz parte do Programa Escola Inovadora. É uma ação das Rede Jundiaí de Cooperação com o objetivo de desenvolver programas nas áreas de ciência e tecnologia. O programa conta com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi). As inscrições para utilizar o espaço são feitas pelas próprias escolas municipais e os projetos contam com orientações do manager e também do coordenador pedagógico de cada unidade.
De acordo com a gestora da Educação, Vasti Ferreira Marques, o laboratório é uma fábrica de ideias e um verdadeiro laboratório de soluções. “Os alunos têm todos os equipamentos e máquinas necessárias para os seus protótipos. A proposta é que as crianças sejam protagonistas dos processos de solução de problemas”.
[INTERTITULO]DE PONTA[/INTERTITULO]
A estrutura do Fab Lab é formada por professores da rede municipal, além de dois gurus, um manager e um coordenador pedagógico. O laboratório ocupa uma área com mais de 100 metros quadrados e conta com sala de espera, local para alimentação, bancadas, projetores e vitrine com materiais confeccionados por alunos, máquinas 3D, cortadores a laser, projetores e uma TV: tudo conectado com os demais Fab Labs pelo mundo. “Os alunos são responsáveis pela conexão com as escolas, sendo organizado pelo Centro de Tecnologia, num formato extremamente pedagógico. Por meio dessa conexão as crianças acompanham, em tempo real, a atuação dos Fab Labs pelo mundo, como na França, Inglaterra, Estados Unidos, Itália, ou seja, elas podem conversar e interagir para solucionar os problemas, por meio de experiências internacionais, com uma mediação do conhecimento em outra língua e parâmetros com outras culturas”, explica Vasti.

T_fab lab1


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/a-producao-criativa-em-foco-no-fab-lab/
Desenvolvido por CIJUN