Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Abrigamento de adultos ganha mais força no Sítio Agar

Guilherme Barros | 18/12/2019 | 05:00

A Associação Sítio Agar e o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju), formado por Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã, inaugurou esta semana o Serviço de Residência Inclusiva, voltado para o Acolhimento Institucional de jovens e adultos com deficiência motora e intelectual.

Serão abrigadas pessoas de 18 a 60 anos em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.

Segundo a psicóloga e coordenadora da equipe técnica do Sitio Agar, Mislaine Silva dos Santos, o serviço é regionalizado através do consórcio onde os municípios cadastrados fazem o repasse dos acolhidos.

“Neste momento temos duas pessoas de Francisco Morato e duas de Cajamar que passam por processo de adaptação. São pessoas que já estão institucionalizadas e serão transferidas na próxima semana. Estas transferências estão sendo de forma gradativa e cuidadosa, mas sempre através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social dos municípios”, diz.

Com estrutura física adaptada para o acolhimento, a nova residência terá o objetivo de estimular o desenvolvimento das atividades da vida diária. “Acolhemos jovens e adultos entre 18 e 59 anos. Durante este período, uma equipe técnica do serviço trabalhará com as possibilidades de desacolhimento, conforme avaliação do caso, porém, pode ser para retorno ao ambiente familiar ou saída para vida autônoma conforme grau de desta autonomia e independência a ser desenvolvida no serviço”, adianta a psicóloga, lembrando que há transferências de idosos para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos.

O projeto tem o objetivo de romper com a prática do isolamento, contribuir com a construção progressiva da autonomia, promover a inclusão e a participação social e comunitária e proporcionar o fortalecimento os vínculos familiares com vistas à reintegração destes acolhidos.

SERVIÇO

Quem deseja ajudar o Sítio Agar ou conhecer o trabalho pode entrar no site www.sitioagar.com.br, do facebook: Sítio Agar e do Instragram: @associacaositioagar. e participar com doações diversas, Para ajudar, ligue (11) 99791-6001 (whatsApp).

 


Leia mais sobre |
Guilherme Barros
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/abrigamento-de-adultos-ganha-mais-forca-no-sitio-agar/
Desenvolvido por CIJUN