Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Ação espera reunir 150 pessoas em limpeza do Rio

| 23/05/2014 | 02:17
Reunir mais de 150 voluntários e despertar uma preocupação maior nos jundiaienses com o meio ambiente é objetivo do mergulhador Alvanir Silveira de Oliveira, 48 anos, conhecido como Jornada, que promove no dia 1º de junho a 15ª edição da ´Limpeza do Rio Jundiaí-Mirim´. A ação começa às 8h, com saída programada do Caxambu. 

A ação educativa – que acontece anualmente desde 2000, durante a semana em comemoração ao Dia do Meio Ambiente – conta, a cada ano, com mais crianças. “Isso é muito interessante, pois estes cidadãos serão responsáveis pela sociedade no futuro”, comenta Jornada. Outra questão importante observada pelo articulador é a conquista de novos adeptos por meio do voluntariado, responsável pela execução da limpeza e preservação do principal rio da cidade. 

“O projeto tem dado um retorno bem positivo para a comunidade, pois o principal enfoque da proposta é trabalhar para a recuperação do nosso leito e sensibilizar a opinião pública para que mais ações como esta sejam organizadas”, revela Jornada.

A parte prática da iniciativa consiste na divisão da equipe de voluntários, que no dia escolhido percorre 800 metros do leito, dentro e fora d´água, recolhendo lixos e resíduos que poluem e causam assoreamento do rio. “É tudo feito com muita segurança. Antes do início da atividade, os participantes recebem orientações e equipamentos especiais”, explica. As roupas diferenciadas, confeccionadas em neoprene, são oferecidas para os voluntários que fazem o percurso dentro do rio.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/acao-espera-reunir-150-pessoas-em-limpeza-do-rio/
Desenvolvido por CIJUN