Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Ação estimula fumante a largar a dependência

| 01/06/2014 | 00:10

A presidente Dilma Rousseff assinou, ontem, Dia Mundial Sem Tabaco, o decreto que regulamenta a Lei Antifumo e proíbe o fumo em locais fechados e de uso coletivo, extingue os chamados fumódromos, veta qualquer propaganda de cigarro no País e amplia o tamanho dos alertas nas embalagens do produto. Jundiaí também participou das ações contra o fumo com atividades para ajudar quem quer deixar o vício em tabaco.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) 52,1% dos fumantes carregam o desejo de largar o cigarro, mas apenas 5% conseguem sozinhos. Ciente desta dificuldade, o comerciante José Gilberto Ferreira da Silva, 50 anos, aproveitou a ação promovida pelo Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) da Secretaria Municipal de Saúde de Jundiaí para se libertar da dependência que já dura 26 anos. “Estava trabalhando e assim que soube deste evento corri para conhecer um pouco mais sobre o caminho que preciso percorrer para deixar de fumar”, conta.

Entre as atividade oferecidas na manhã de ontem, na praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), no Centro, em Jundiaí, Gilberto e outros candidatos a ex-fumantes receberam orientações sobre a prevenção do câncer bucal, avaliação da função pulmonar além de outros exames como a aferição de pressão arterial e glicemia, de forma gratuita pelos profissionais do programa. 

Apoio – A ação, embora tenha o objetivo de alertar quanto aos malefícios do cigarro, visa principalmente a aumentar o número de frequentadores do PAIT, que se reúne semanalmente, no Núcleo Integrado de Saúde (NIS).


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/acao-estimula-fumante-a-largar-a-dependencia/
Desenvolvido por CIJUN