Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Ações de Natal em Jundiaí valorizam o patrimônio

DA REDAÇÃO | 20/12/2018 | 05:05

A experiência dos passeios e das compras no Centro tem um quê de especial neste final de ano. Como resultado de iniciativas da Prefeitura na proteção do patrimônio municipal, a programação gratuita de vésperas da chegada do verão traz como presente à população o espetáculo projeção de luzes “Universos” no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro (Catedral) e a visita ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão revitalizado e com atrações gratuitas.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, as ações colocam Jundiaí em destaque. “Tive o prazer de reabrir o Museu no aniversário de 363 anos da cidade, após uma reforma de destaque em nível nacional e trazemos para a Catedral um espetáculo de luzes inspirado numa tradicional atração da basílica de Notre-Dame de Montreal, no Canadá. Jundiaí ganha muito com essas ações”, diz.

A projeção “Universos” leva o espectador a uma viagem pelos céus, oceanos e florestas, através de sons e projeções de luzes sobre os detalhes arquitetônicos e plásticos do altar principal da Catedral. O espetáculo do grupo jundiaiense Estratosféricos conta com mais quatro apresentações gratuitas: nesta quinta (20) e sexta-feira (21), com duas sessões, às 20h e 21h.  Já o Museu Histórico e Cultural, reaberto na última sexta-feira (14) traz a sua tradicional exposição de presépios e a encenação “Um Belo Natal”, espécie de presépio vivo apresentado nos jardins do Solar até esta sexta-feira (21), com sessões às 20h30 e 21h30.

Destaque nacional pelas intervenções em seu sistema elétrico, acústico, assoalhos e telhados, além da abertura de novos espaços expositivos, o Museu estendeu também o seu horário de funcionamento. Até esta sexta (21), fica aberto das 10h às 21h. Já neste sábado (22) e domingo (23), das 10h às 17h. Em seguida, até o dia 06 de janeiro, último dia da exposição de presépios, as visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, destaca o zelo da pasta com a população. “Em maio do ano passado, a Prefeitura reabriu os jardins do Museu à população com um novo projeto paisagístico e novos ambientes. Agora as melhorias chegam também ao prédio, com soluções para aspectos que colocavam em risco a segurança do espaço, do acervo e dos visitantes”.

MAIS AÇÕES
Neste ano, mais ações de proteção ao Patrimônio foram desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da UGC. O Simpósio, já parte do calendário municipal, expandiu sua programação para todo o mês de agosto, em parceria com instituições acadêmicas municipais. Também foram lançados o “Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio”, programa de visitação monitorada voltado às crianças do grupo G5 (cinco anos) das escolas municipais, e o “Caminhos do Centro Histórico”, programa de visitação de adultos aos patrimônios a bordo do ônibus de 1978 da São João de Turismo restaurado.

Já pelo “Patrimônio 360”, a UGC lançou a visita virtual em 360° à Pinacoteca, Solar do Barão e Teatro Polytheama a partir do site da Cultura, Google Street View e da leitura de QR codes. Também foi instalada a rede de wi-fi gratuita Conect@do da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) nesses mesmos locais. Em parceria com a TVTEC Jundiaí, a UGC também o projeto “E por mim também Jundiaí se fez grande”, que vem coletando depoimentos de personagens da História do Município, como forma de enriquecer ainda mais o patrimônio audiovisual municipal.

Já a Pinacoteca também teve a organização e catalogação de sua reserva técnica, além da instalação de equipamento que utiliza ozônio para controle da qualidade do ar e manutenção do estado das peças e termômetro para controle de temperatura. Com a criação da Rota Turística do Centro Histórico, nesse domingo (16) foi realizado o 2º passeio ciclístico por alguns de seus 100 pontos de interesse.

Já na edição de dezembro do Domingo no Parque, em parceria com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), foi realizado o 1º Festival da Coxinha de Queijo, iguaria apontada neste ano como patrimônio imaterial de Jundiaí. Ainda nesse domingo (16), uma ação de grafitagem levou nova vida às imagens de patrimônios materiais e imateriais no viaduto entre as avenidas Nove de Julho e Jundiaí.

T_patrimio2


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/acoes-de-natal-em-jundiai-valorizam-o-patrimonio/
Desenvolvido por CIJUN