Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Adolescente é foco de encontro regional

SIMONE DE OLIVEIRA | 29/06/2019 | 06:00

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), através da Diretoria Regional – Seção Jundiaí, promove no dia 10 de agosto a palestra ‘Adolescentes: Travessias – A família em suas configurações atuais’. Sob a coordenação da psiquiatra e psicanalista Marta Úrsula Lambrecht, o encontro será realizado no auditório do Center Park Hotel e destinado a estudantes e profissionais de psicologia, psicanálise e medicina, bem como à população em geral.

Segundo explica, o objetivo dessa atividade consiste em divulgar e expandir a psicanálise, compartilhando conceitos teórico-clínicos por meio de palestras e discussões clínicas com psicanalistas renomados da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. O tema central terá como foco as travessias enfrentadas pelos adolescentes e suas famílias. Travessias que independem de classe social. “O encontro será interessante para que os profissionais e pais tirem suas dúvidas sobre o processo evolutivo que o adolescente enfrenta. Transição necessária e importante para este jovem.”

Especialista em crianças e adolescentes, Marta Úrsula enfatiza a importância da participação dos pais na vida do adolescente. Observar, compreender e não fazer julgamentos é de extrema importância para este momento em que ocorrem as transformações físicas e psicológicas típicas da fase. É preciso, segundo a especialista, estimular o adolescente a se abrir.

“Quando os pais participam da vida do adolescente, e isto quer dizer pai e mãe falando a mesma linguagem, e compreender toda esta mudança física e psicológica, normais desta fase, pode-se evitar que ele procure outras válvulas de escape, em especial vícios e até em casos radicais, depressão e o suicídio.”

Um adolescente quieto, segundo Marta, pode ser sinal de um adolescente com problemas. “Todo mundo precisa passar pela adolescência, não tem jeito. Esta passagem, em muitos casos, é barulhenta, porque exige mudanças.”

SERVIÇO
As inscrições devem ser feitas até dia 7 de agosto pelo site www.sbpsp.org.br ou pelo telefone (11) 2152-3700.

A psicanalista Marta Úrsula destaca a importância do diálogo entre pais e filhos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/adolescente-e-foco-de-encontro-regional/
Desenvolvido por CIJUN