Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Agricultores participam de reunião do Programa Nacional de Alimentação

| 28/06/2014 | 18:02

As secretarias de Agricultura, Abastecimento e Turismo e de Educação promoveram a segunda reunião com agricultores, na última semana, no auditório da Biblioteca Municipal Nelson Foot, para falar sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O programa é ligado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ambos do Governo Federal, que destina verba para compra de alimentos e outros itens escolares. Parte do recurso repassado para a alimentação deve ser para aquisição de produtos da agricultura familiar.

“Pela primeira vez vamos conseguir que os nossos agricultores forneçam os produtos para a merenda escolar”, afirma Sérgio Pompermaier, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura. Ele explica que esse fornecimento será possível agora por conta de uma mudança na legislação. “Antes, o programa previa que os municípios que recebessem o repasse acima de R$ 100 mil (Jundiaí recebe aproximadamente R$ 5 milhões) deveriam adquirir produtos de cooperativas e 70% dos agricultores teriam de ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)”, explica Sérgio. “Agora, com uma nova resolução, esse critério não existe mais e é possível comprar do produtor individual, mas ainda assim ele precisa ter a DAP.”

Treze agricultores participaram da reunião, que também contou com a presença da diretora de Agronegócios da Secretaria de Agricultura, Mariana Andretta.

 


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/agricultores-participam-de-reuniao-do-programa-nacional-de-alimentacao/
Desenvolvido por CIJUN