Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Agricultores recebem subvenção

Da Redação | 13/06/2020 | 06:00

Os agricultores inscritos no Programa Municipal de Subvenção do Seguro Agrícola 2020 receberam esta semana R$ 406 mil pagos pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). Ao todo foram 144 produtores rurais se inscreveram no programa.

Destinado aos produtores rurais de ameixa, caqui, goiaba, nectarina, pêssego, tangerina e uva, estabelecidos no município, o Programa Municipal de Subvenção do Seguro Agrícola 2020 devolve até 15% do valor do prêmio do seguro rural. Isto significa que devolve parte do seguro aos agricultores que, por sua vez, odem investir na produção.

Trata-se da primeira vez que é feito o pagamento integral aos agricultores, um recorde da atual administração municipal. Todos os produtores receberão o teto de 15%.

A diretora do Departamento de Agronegócio da UGAAT, Isabel Harder, explica que o dinheiro vem em boa hora, visto que os produtores rurais foram diretamente afetados pela pandemia do coronavírus, deixando de fornecer a restaurantes, hotéis e centrais de abastecimento.

“O produtor pode fazer o que desejar com o valor que recebe inclusive providenciar uma cobertura para a uva não ser atingida por chuvas de granizo. Ele não precisará pagar seguro no ano seguinte, economizando de forma significativa”, explica.

Segundo Isabel, o objetivo do Programa Municipal de Subvenção do Seguro Agrícola, estabelecido por meio de lei municipal, é dar mais condições ao produtor rural para permanecer na terra, uma das prioridades da administração.

Em 2017, o valor da subvenção era de R$ 300 mil, que foi repetido no ano seguinte, e cada produtor contemplado recebeu cerca de 10% do valor do prêmio. Em 2019 cada agricultor recebeu cerca de 14%. “A grande vantagem é reduzir o gasto para o produtor e estimular o investimento no cultivo”, reforça.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/agricultores-recebem-subvencao/
Desenvolvido por CIJUN