Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Ajude o Comad a combater as drogas

FÁBIO ESTEVAM | 20/08/2019 | 05:02

Sem recursos próprios para implementar ou mesmo financiar projetos de combate ao alcoolismo e uso de drogas em Jundiaí, o Conselho Municipal de Política Sobre Drogas (Comad) está reativando o Fundo Municipal Antidrogas. Desde que o conselho voltou a operar, em janeiro de 2018, o fundo municipal, que pertence ao conselho, jamais recebeu qualquer doação, pelo simples fato de que não era divulgado e pouco se sabia sobre sua existência. Com o serviço, tanto pessoas físicas como jurídicas, que se sensibilizarem com a questão do alcoolismo e drogadição, poderão fazer doações.

“Em breve vamos finalizar e divulgar um diagnóstico no município sobre álcool e drogas. E com base nesse estudo vamos lançar um edital, ainda nesse semestre, que é um banco de projetos para receber projetos na área de prevenção. Muito se gasta no tratamento de álcool e drogas. E esse tratamento já tem quem faça.

Queremos projetos de prevenção primária, para trabalhar com crianças, adolescentes, jovens, ou ainda na questão de geração de rendas. Para quando tivermos dinheiro, possamos financiar esses projetos”, afirma a presidente do Comad, Ariane Goim Rios. “Mas é importante ressaltar que, diferentemente do CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente), que recebe destinações de dinheiro, o nosso conselho receberá doações, ou seja, sem incentivo fiscal”, explica.

Será lançado ainda nesse semestre um edital para que possam cadastrar projetos primários de prevenção ao uso de álcool e drogas em Jundiaí. “Com o valor que arrecadarmos em doações, vamos não apenas implementar, mas principalmente financiar esses projetos”, adianta Ariane.

Por enquanto, somente as OSCs (Organizações da Sociedade Civil) poderão cadastrar projetos. Mas também está em estudo a abertura dessa possibilidade para pessoas físicas, assim como será para as doações.

Por enquanto
Enquanto o dinheiro não cai na conta, o Comad segue os trabalhos com caixa zero. Desde janeiro do ano passado, os 32 membros do conselho (todos voluntários), já ministraram muitas palestras e promoveram eventos. “Promovemos agora em junho a semana sobre drogas. E durante o ano todo os nossos conselheiros são chamados para palestras em diversos locais, tais como empresas, escolas, na área do esporte. Fomos chamados para rodas de conversas sobre o tema em diversas ocasiões”, ressalta a diretora.

Você já pode ajudar
As doações já podem ser feitas, afinal, além de financiar projetos que serão inscritos, o Comad também tem iniciativas para implementar. Para doar qualquer quantia: Banco do Brasil, agência 340-9, conta corrente 71788-6. O CNPJ é: 45.780.103/0001-50.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/ajude-o-comad-a-combater-as-drogas/
Desenvolvido por CIJUN