Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Alunos de Jundiaí são premiados nos EUA

COLABORAÇÃO DE FELIPE CARDOSO | 16/03/2019 | 05:02

A equipe Megazord, formada por alunos do Senai e Sesi de Jundiaí, chamou a atenção dos jurados durante o torneio de robótica First Robotic Competition (Firc), disputado na cidade de Troy, nos Estados Unidos.
O campeonato ocorreu entre os dias 6 e 9 de março e o time de Jundiaí, que conta com dez alunos e quatro mentores, foi duplamente premiado. Conquistou o prêmio Rookie Inspiration, na categoria iniciante e também teve a aluna Kherollyn Santos classificada para disputar o próximo torneio mundial. “Pra nós foi um honra poder participar de um torneio de nível tão alto e ainda sairmos de lá vencedores de uma categoria. A equipe começou toda a preparação dia 5 de janeiro de 2019 e merecidamente, fomos premiados”, comenta o Fábio Carrion, diretor do Senai de Jundiaí e Itatiba.
Os alunos têm entre 14 e 18 anos e participaram do torneio que consiste em uma série de tarefas que precisam ser cumpridas pelo robô. “O tema era sobre coisas espaciais, como foguetes e satélites. Nosso robô devia pegar alguns objetos espalhados pelo cenário e colocar em um lugar específico de um foguete. Além de controlar o robô, a equipe tinha que pensar em estratégias de defesa e ataque, pois disputávamos contra outros dois times ao mesmo tempo. A equipe que conseguisse colocar mais objetos no robô, somava mais pontos”, explica Kherollyn, integrante da equipe Megazord.
Para ela, a premiação deve-se ao brilhante trabalho desenvolvido por todos os alunos e mentores, que fizeram com que o robô tivesse todas as características exigidas na prova. “Desenvolvemos um robô com um tipo de elevador, o que tornou possível que ele chegasse em todos os níveis (altura) que o jogo proporcionava. Criamos também um sistema de garras para que ele conseguisse pegar os objetos e colocá-los nos devidos lugares”, explica.
Além do desafio de construir de um robô para realizar tarefas específicas, o intuito do First Robotic Competition é a realização de trabalhos sociais, mobilizando nos alunos, além de competências técnicas, virtudes essenciais como trabalho em equipe, ética, profissionalismo, empatia, competição amigável entre muitas outras.
A segunda conquista dos jundiaienses foi com a própria Kherollyn Alencar, que ganhou o prêmio ‘Dean’s List’, premiando o competidor que mais transmitiu liderança e vontade de alcançar os resultados, inspirando os demais integrantes de sua equipe.
Assim, ela foi eleita a melhor aluna da etapa regional e ganhou o direito de disputar o campeonato mundial em Houston, também nos Estados Unidos, no mês de abril. “Esse prêmio me ajudou a ter certeza de que é isso que eu quero para o futuro. Estou muito orgulhosa. É algo que eu sempre sonhei e sou eternamente grata aos meus companheiros de equipe, ao Senai e ao Sesi”, destaca Kherollyn.

ROBOTICA ALUNOS DO SENAI  KHEROLLYN SANTOS


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/alunos-de-jundiai-sao-premiados-nos-eua/
Desenvolvido por CIJUN