Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Alunos têm aula com a AutoBan

DA REDAÇÃO | 11/06/2019 | 05:01

Os estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) acompanharam, ontem (10) uma aula prática sobre RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), Imobilização, Pranchamento e OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho). Médicos e enfermeiros do Atendimento Pré-Hospitalar (APH), popularmente conhecido como Resgate, da CCR AutoBan, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, explicaram os procedimentos e os estudantes experimentaram atuar de forma efetiva e na prática em cada estação preparada.

Para o estudante Bruno Coutinho, aluno do 1º ano, estas aulas são aprendizado para vida toda. “A partir de agora posso ajudar a socorrer qualquer vítima, em qualquer uma das situações”. Graziela Raponi, enfermeira da AutoBan, considera essa atividade fundamental para formação do futuro médico. “Eles aprendem ressuscitação cardiopulmonar, desobstrução de vias aéreas e imobilização básica de fratura”, explica a enfermeira.

Segundo a professora da FMJ, Ana Claudia Puggina, a parceria com a AutoBan já acontece há vários anos sendo considerada fundamental para formação do aluno na construção de um conhecimento sobre Suporte Básico de Vida. “Esse conhecimento deve ser aprimorado de maneira transversal na grade curricular e em outras disciplinas até o fim da graduação”, conclui a professora.

A equipe da AutoBan para esta atividade é formada por Graziela Raponi, Alexandre Mariano, Welligton Diogo Sanches, Luis Eduardo de Araújo, Murilo Baldon, Fernando do Carmo, Gilson de Souza, Mateus Pereira e Júlio Cesar Ceratti, sob supervisão do médico -Mario Jorge Kodama.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/alunos-tem-aula-com-a-autoban/
Desenvolvido por CIJUN