Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Amazon Web Services mais perto de Jundiaí

Da redação | 09/02/2020 | 05:10

A Prefeitura de Jundiaí deu início na quinta-feira (6) a tratativas com a Amazon Web Services (AWS) com o objetivo de estabelecer ações colaborativas para o desenvolvimento de projetos nas áreas de inovação, educação e qualificação profissional.
Dentre os pontos inicialmente tratados estão conversas sobre adoção de serviços e políticas em cloud computing (computação em nuvem), aceleração de startups e qualificação de mão de obra em tecnologias de ponta. O primeiro contato ocorreu em uma reunião no Paço Municipal, que contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado e do vice-presidente mundial de Políticas Públicas da Amazon Web Services, Shannon Kellogg, e respectivos times.

Há quase 14 anos, a Amazon Web Services, uma empresa do grupo Amazon, é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 175 serviços completos para computação, como armazenamento, banco de dados, networking, analytics, robótica, machine learning e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT).

Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e principais órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos.

Segundo Shannon Kellogg, a AWS tem colaborado em diversos países com projetos de cidades inteligentes e o Brasil é um player com mercado emergente forte, tanto privado como no setor público, com potencial de uso dessas novas tecnologias, que contribuem para acelerar o desenvolvimento em todas as suas dimensões.

“Com a consolidação do trabalho entre a administração municipal e a AWS, poderemos estimular o empreendedorismo, a formação de programadores em nuvem e outros tipos de mão de obra para o setor de tecnologia da informação, pensando nas demandas que precisaremos atender nos próximos anos na cidade”, afirmou o prefeito.

Foram apresentados pelo gestor de governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, as ações estratégicas previstas no Programa Jundiaí Cidade Inteligente e pelo presidente da Cijun, Amauri Marquezi, o projeto de Cidade Digital, que é um dos mais bem avaliados do país, com mais de 140 serviços e funcionalidades para o munícipe, e que já utiliza serviços de computação em nuvem.

Estiveram presentes à reunião os gestores Thiago Gaspar, Country Manager AWS para a área de infraestrutura, Paulo Cunha, Country Manager AWS para o Setor Público, Rachel Bartels, Gerente de Relações Públicas AWS, Renata Trindade, Gerente de Programas AWS e Caio César Cristófalo, da InvesteSP.


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/amazon-web-services-mais-perto-de-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN