Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Ambulância do Vetor Oeste atende 15% das ocorrências do SAMU

DA REDAÇÃO | 08/12/2018 | 05:02

Com o trabalho iniciado às 19h do dia 1º de dezembro, a viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) instalada no complexo Clínica da Família/Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Vetor Oeste atendeu a 43 ocorrências até quinta-feira (6). O número representa 15,41% de todas as ocorrências atendidas pelas cinco viaturas do serviço na cidade. Outra vantagem obtida com o deslocamento da unidade foi o tempo de resposta, que baixou de 30 minutos para 8 minutos, dependendo da localidade.

“Garantir o atendimento em saúde de forma rápida faz toda a diferença para a recuperação. Com a unidade Samu deslocada para complementar o novo modelo de atendimento em saúde da Clínica da Família e UPA Vetor Oeste conseguimos reduzir o tempo para o socorro. A região é populosa, com mais de 140 mil vidas e distante 17 km do Centro. Saúde é prioridade, por isso investimos de forma planejada para garantir a excelência no atendimento”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

Os primeiros cinco dias de operação do Samu Vetor Oeste foram registradas 43 ocorrências que demandaram o deslocamento da viatura. Desse total, cinco foram encaminhados e resolvidos na UPA Vetor Oeste. Os demais foram referenciados para hospitais particulares ou de alta complexidade. Todo o serviço atendeu na cidade a 279 chamados no mesmo período. De acordo com dados da equipe do Samu, por mês, a média de atendimento do serviço é de 1.250 atendimentos, sendo 160 demandas para os bairros que fazem parte do Vetor Oeste (Eloy Chaves, Novo Horizonte, Fazenda Grande, Almerinda Chaves, Guanabara, Retiro, Sarapiranga, Traviú, Tulipas e entorno).

“Conseguimos baixar o tempo de resposta para os atendimentos de 30 minutos para 8 minutos – dependendo da localização -. Mesmo os locais distantes não ultrapassaram 15 minutos. O modelo de atendimento implantado no Vetor Oeste é completo, com atenção básica, atendimento de urgência e emergência e exames. Com resolutividade e qualidade para garantir a excelência no atendimento”, lembra o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Morador no Medeiros, Roberto Luiz Ribeiro, 39 anos, solicitou o atendimento da viatura Samu no domingo (2). “Furei o pé com um prego há alguns dias e estava em acompanhamento. No domingo, porém, não conseguia andar. A dor era muito forte e não conseguia ficar em pé. Fui atendido rapidamente pela equipe do Samu e da UPA Vetor Oeste. Fiquei muito satisfeito com o atendimento”, conta.

Divulgação

Divulgação


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/ambulancia-do-vetor-oeste-atende-15-das-ocorrencias-do-samu/
Desenvolvido por CIJUN