Jundiaí

Anhanguera Jundiaí oferece vagas em cursos gratuitos

Começam nesta segunda-feira,21, as inscrições para 1.200 novas vagas dos cursos técnicos gratuitos oferecidos pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) programa do governo federal que oferece bolsas de 100% para quem já concluiu o ensino médio e realizou a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os interessados devem fazer sua inscrição até o dia 25 de julho pelo site

Na Anhanguera de Jundiaí serão oferecidos nove cursos nas áreas de informática, construção civil, trânsito, segurança do trabalho e logística. A adesão da Anhanguera ao Pronatec visa atender a alta demanda do mercado nacional por mão de obra qualificada e, principalmente, auxiliar jovens em busca do primeiro emprego, que deixam o ensino médio despreparados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. 

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a falta de experiência, a necessidade de aliar emprego e escola e a falta de oportunidades estão entre as razões para que o desemprego juvenil (jovens entre 15 a 24 anos) seja 3,5 vezes maior do que entre adultos com mais de 24 anos. Além disso, de acordo com dados divulgados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o salário desses profissionais aumenta, em média, 24% apenas um ano após a formatura. 

Alunos que tiveram a oportunidade de ingressar em um dos cursos do Pronatec oferecidos pela Anhanguera no primeiro semestre deste ano relatam que o retorno é praticamente imediato. É o caso do Felício Aparecido Bueno, que está fazendo o curso Técnico em Logística. Ele conta que era responsável pelo setor de almoxarifado na empresa em que trabalha e, depois do início do curso, recebeu a proposta para assumir também o departamento de expedição.

Felício acredita que o fato de estar buscando novos conhecimentos, contribuiu para que oferecessem a ele mais esse desafio. “Depois do curso, muitos conceitos da rotina na empresa ficaram mais claros e eu me sinto mais seguro para participar das reuniões e opinar nas decisões da empresa.”


Notícias relevantes: