Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Apae Jundiaí leva alunos para oficinas na Cidade Vicentina

DA REDAÇÃO | 06/11/2018 | 06:04

“Estou muito animado. É muito bom animar o próximo e fazer o bem”, disse com uma certa ansiedade, Wellington Pereira da Silva, um dos 10 alunos do Centro de Convivência da Apae Jundiaí durante a visita, na manhã desta segunda-feira (5), à Cidade Vicentina Frederico Ozanan. Era possível ver a alegria nos olhos de cada um dos alunos em contato com os assistidos pela entidade, que cuida de idosos. Foram duas atividades desenvolvidas: uma oficina de culinária e outra de arteterapia.

O grupo oficina de culinária, composto por 15 assistidos da Cidade Vicentina e quatro alunos do programa Centro de Convivência da Apae, colocou a mão na massa para produzir bolachinhas amanteigadas e refrigerante natural com uso de frutas. Foi uma oportunidade mútua de integração. O outro grupo, da oficina de arteterapia, composto por 15 idosos da Cidade Vicentina e seis alunos da Apae, realizou a oficina “doces lembranças”, em que cada participante foi convidado a resgatar suas melhores lembranças e a construir seu espaço simbólico. Neste sentido, contribuir para evocar a memória, estimular o potencial criativo e favorecer a socialização.

Esse espaço simbólico deu lugar a uma caixinha de papelão produzida com muita criatividade e confeccionada com sianinhas, botões, embalagens de chocolate entre outros materiais. Em ambas oficinas, o trabalho intergeracional foi relevante, pois favoreceu a comunicação a troca de conhecimentos, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida dos envolvidos. Todos os participantes das duas oficinas receberam um brigadeiro, ao final das atividades, para simbolizar a doçura que deve existir nas relações.

Mostra de Artes
A visita à Cidade Vicentina faz parte das atividades da IV Mostra de Artes da Apae, que tem como tema “Gentileza gera Gentileza”. O objetivo da mostra é promover aos assistidos a oportunidade de ampliar seu repertório cultural e resgatar pequenos gestos simples, valores esquecidos, atitudes diárias que façam refletir e transformar seus comportamentos, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida.

O tema deste ano tem gerado várias ações com os alunos, tanto dentro quanto fora da instituição de Jundiaí. Para desenvolver os trabalhos que serão expostos, os alunos já visitaram, além da Cidade Vicentina, a Mata Ciliar e o Colégio Michelangelo’s. A exposição será realizada nos dias 29 e 30 de novembro nas dependências da Apae e é aberta para todos os interessados em conhecer o trabalho.

T_20181105_095527


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/apae-jundiai-leva-alunos-para-oficinas-na-cidade-vicentina/
Desenvolvido por CIJUN