Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Após 20 anos, Soares se despede da GM

ISABELA CRISTÓFARO | 28/03/2019 | 05:03

Trabalhando por 32 anos na Guarda Municipal de Jundiaí e atuando há 20 à frente da Serra do Japi, pela Divisão Florestal, o inspetor Paulo Vicente Soares irá se aposentar na próxima segunda-feira, 1º de abril – o cargo será ocupado pelo então subinspetor Paulo Sérgio Guedes.
Relembrando as ações que marcaram sua carreira, o inspetor Soares cita a primeira missão que lhe foi dada pelo coronel Claudio Benevides Neves, em 1998. “Fiquei responsável por recuperar uma área ferida pela degradação ambiental na Serra do Japi. Preparamos o solo fazendo 400 covas para adubar e plantar árvores no local. Isso foi no dia 21 de setembro”, lembra.
“Aquela área, segundo especialistas, não tinha jeito, mas nós conseguimos e, por isso, essa é uma das missões que mais me marcam até hoje”, completa.
Outro fato abordado por Soares diz respeito à fiscalização durante o tempo que esteve à frente da Divisão Florestal, setor responsável pela vigilância da área. “Avançamos bastante. Quando fui trabalhar nessa missão procurei me capacitar para instruir os outros guardas municipais. Não posso deixar de citar também o investimento em equipamentos e no efetivo da GM”, diz.
“Não seria possível ficar 20 anos e não melhorar a situação da Serra do Japi. Foi um período de dedicação exclusiva”, avalia.
Ainda, de acordo com ele, muitas mudanças ocorreram em relação à preservação da Serra, considerada patrimônio da humanidade. Um dos pontos diz respeito à aproximação com as unidades de gestão municipal com o objetivo comum de preservar a Serra do Japi.
“Com isso, conseguimos evitar incêndios, desmatamentos e construções irregulares”, afirma. Quanto às expectativas para o futuro, Soares ressalta o respeito pela Serra e as questões relacionadas à conscientização das pessoas que a utilizam, bem como as cobranças para o Poder Público e as Organizações não Governamentais (ONGs).
Quando o assunto é preservação, Soares completa que deve-se pensar nas futuras gerações e, ainda, enfatiza que todos os trabalhos realizados envolvem orientação para que a população cuide do ambiente.
Agir dessa forma, segundo ele, faz com que esses cuidados e ensinamentos se multipliquem, resultando também na diminuição dos problemas e dos crimes ambientais cometidos. “A Serra do Japi tem uma imensa importância para Jundiaí, no que diz respeito a fauna, flora e a abundância da biodiversidade.”

GUARDA MUNICIPAL INSPETOR PAULO VICENTE SOARES


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/apos-20-anos-soares-se-despede-da-gm/
Desenvolvido por CIJUN