Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Após 48 horas, GM controla incêndio que queimou 112 mil m² de mata na Serra do Japi

GUSTAVO AMORIM | 31/07/2018 | 05:40

O incêndio que atingiu uma grande área na Serra do Japi, em Jundiaí, foi controlado na tarde desta segunda-feira (30) pela Divisão Florestal da Guarda Municipal da cidade. Segundo as informações preliminares, 112 mil metros quadrados de mata nativa foram queimados durante as mais de 48 horas, desde que os focos foram inicialmente registrados. A área é equivalente a 11,2 hectares, ou 13,5 campos de futebol.

Segundo a Guarda Municipal, a região é de difícil acesso e por isso caminhões- bomba ou abafadores, equipamentos comumente usados para o combate às chamas, não puderam ser utilizados. Com essa dificuldade, os 15 membros da equipe designada tentaram controlar o fogo com enxadas, facões e foices para impedir que as chamas se alastrassem. Guardas de folga também participaram do combate.  O incêndio ocorreu na estrada da Laranja Azeda, em uma área do bairro Santa Clara. Não houve registros de feridos até o fechamento desta edição.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

Causas
A Guarda Municipal não achou vestígios de conduta criminosa no incêndio. Ainda não há nenhuma linha de estabelecida, segundo a unidade. Um boletim de ocorrência será registrado e as investigações serão realizadas pela Polícia Civil de Jundiaí. Nenhuma hipótese foi descartada, entretanto.

Outros focos
No fim de semana, outros dois focos foram registrados na região da Serra do Japi. O primeiro ocorreu numa área próxima ao aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, no sábado (28). No mesmo dia, uma área de 5 mil metros às margens da rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto foi queimada, segundo a Guarda Municipal.
Nesta segunda-feira, apesar do registro de garoa, não choveu em Jundiaí.

Incêndio na Serra do Japi, em Jundiaí. 12 mil m² de área queimada


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/apos-48-horas-gm-controla-incendio-que-queimou-112-mil-m%c2%b2-de-mata-na-serra-do-japi/
Desenvolvido por CIJUN