Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Após eleições, lixo nas ruas e muito trabalho aos coletores

| 06/10/2014 | 21:34

Aproximadamente 25 toneladas de propaganda política serão recolhidas das ruas de Jundiaí nos próximos dias, resultado do processo eleitoral de domingo. Os santinhos, que foram jogados pelas ruas na madrugada de domingo, com o vento, se espalharam por jardins de casas e condomínios. Os políticos também deixaram para traz cavaletes e placas nos canteiros da cidade. Todo o material está sendo coletado pela Secretaria de Serviços Públicos, e tem prazo de conclusão de cinco dias.

Valter Ferreira, 58 anos, foi um trabalhador que deixou de lado seus afazeres de zelador de condomínio no Jardim Tamoio para limpar a calçada em frente aos prédios. “É muito lixo. Jogaram tantos papéis que voaram até para dentro do pátio. Lá recolhi dois sacos grandes de lixo só de santinhos de candidatos. Aqui na rua, nem sei quanto é que vai dar”, conta.

Em outros bairros o lixo deixado pelos partidos políticos era visível até o início da tarde desta segunda-feira (06). Na rua Jussara, na Vila Rui Barbosa, os papéis entupiam a entrada de uma boca-de-lobo. Na Vila Hortolândia, na rua Maria de Lourdes França Silveira, embora menor, a sujeira também ocupava as vias. Na área central a limpeza aconteceu ainda no domingo.

A Secretaria de Serviços Públicos informou, por meio de nota, que a equipe de varrição que trabalha constantemente está nas ruas. Os 140 trabalhadores ganharam o reforço de 87 pessoas (remanejadas das equipes de raspagem de guia e manutenção de área verde). A expectativa da pasta é de que em cinco dias tudo esteja limpo e que cerca de 25 toneladas de lixo sejam recolhidas. Os cavaletes abandonados nas ruas estão sendo recolhidos e serão encaminhados para o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), onde serão reciclados. As galerias também já estão sendo desobstruídas com um caminhão equipado com hidrojato.

Mais informações na edição impressa do Jornal de Jundiaí desta terça-feira (07) ou faça uma assinatura digital.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/apos-eleicoes-lixo-nas-ruas-e-muito-trabalho-aos-coletores/
Desenvolvido por CIJUN