Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Área rural de Jundiaí cai pela metade em 20 anos

| 25/05/2014 | 05:00

Nos últimos 20 anos, a área rural de Jundiaí diminuiu praticamente à metade, segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi. Mesmo assim, ela ainda representa cerca de 50% da área total do município (incluindo as áreas de preservação, como Serra do Japi) e garante o sustento de 15.922 pessoas. “Um exemplo é o Bairro do Poste, que já foi completamente rural e já não é mais”, comenta Brunholi.

A especulação imobiliária e a vinda de indústrias não foram as únicas causadoras dessa diminuição, de acordo com o secretário. “No passado, a agricultura rendia pouco lucro devido à grande oferta, por isso, ao invés de os filhos continuarem a produção dos pais, eles optavam por seguir outros rumos. Com isso, não havia mais para quem esse cultivo fosse passado e as propriedades se dividiam em apenas residências.”

Nos últimos anos, no entanto, esse pensamento vem mudando. “Hoje, a oferta de produtos diminuiu e o lucro aumentou um pouco. Por isso, os filhos querem continuar a profissão dos pais”, observa Brunholi. João Paulo Pereira dos Santos, 28 anos, é um exemplo. Ele trabalha com horticultura desde pequeno, acompanhando o pai, Geraldo Pereira dos Santos, 60 anos.

“A gente cultiva quatro tipos de alface, além de almeirão, couve, brócolis, repolho e quiabo.” Juntos, eles dão conta de um alqueire de hortas, mas contam com um trabalhador contratado para fazer entregas. “Começamos bem cedinho, antes das 4 horas da madrugada, para entregar a verdura fresquinha e já empacotada de manhã”, diz Geraldo.

Projetos
Existem no município 1.535 propriedades rurais e outras 250 que, embora estejam em área urbana, praticam atividades agrícolas. Juntas, somam uma área total de 26.049,1 hectares, o que corresponde a 36.483 campos de futebol. José Luciano Scarpinelli, 49 anos, cuida sozinho de 6 mil pés de uvas, herança de seu avô. “Esse ano consegui lucrar, mas as pessoas não valorizam nosso trabalho”, comenta o agricultor. 

É justamente essa visão – de que a agricultura é pouco importante – que Marcos Brunholi diz que gostaria de mudar. “Uma forma de mudar isso é esse tipo de iniciativa como a do JJ Regional ao homenagear o Dia do Trabalhador Rural, falando sobre agricultura. As pessoas precisam entender que é a base de tudo. Nós comemos esses produtos pelo menos três vezes ao dia.”


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/area-rural-de-jundiai-cai-pela-metade-em-20-anos/
Desenvolvido por CIJUN