Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Até dezembro, serviço odontológico em todas as UBSs

DA REDAÇÃO | 06/08/2019 | 05:00

A saúde começa pela boca. A frase, apesar de um ditado antigo, reflete o que a Prefeitura de Jundiaí projeta para a rede de Atenção Básica, com a universalização do atendimento odontológico para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município até o final deste ano. Das 35 unidades, 17 já atendem pessoas de todas as idades para o cuidado com os dentes e gengivas.

“As Novas UBSs que estamos entregando além da Clínica da Família contam com atendimento completo, para todas as idades, inclusive odontológico. As demais unidades da cidade também estão recebendo o acréscimo no serviço à população. O cuidado odontológico promove a saúde, por isso, a meta é estender a todos até o final do ano”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Dedilene Santos, 18 anos, mora há um ano em Jundiaí, no bairro Ivoturucaia, onde já se casou. Há mais de dois anos sem passar pelo dentista, buscou pelo atendimento na UBS do bairro, que desde o mês de julho atende todas as idades. “Eu passei aqui para fazer uma limpeza. Não sinto dor. Mas como faz tempo que não passo pelo dentista, tive a orientação para buscar a atendimento na UBS. Estou muito satisfeita. Fui atendida no mesmo dia”, comenta a moça.

O modelo de atendimento para pessoas fora da faixa composta por crianças, idosos, gestantes e doentes crônicos é feito por demanda espontânea, ou seja, o usuário busca pelo serviço no balcão e, com a disponibilização de vagas diárias, é feito o procedimento. “Se o caso necessitar de mais dias para o encerramento do tratamento, a pessoa já sai com o agendamento na UBS, ou com o encaminhamento para o atendimento especializado, se for o caso de canal, cirurgias ou outros tratamentos específicos, serviços que também são oferecidos gratuitamente por Jundiaí”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

No primeiro quadrimestre de 2019, foram realizados 12% mais procedimentos odontológicos entre as UBSs que contam com a sala, totalizando 101,9 mil atendimentos. Nos próximos meses, a UBSs Traviú e a Jardim do Lago, que ainda não contam com salas odontológicas, serão transformadas em Novas UBSs e ganharão o atendimento para todas as idades.

Atualmente, as UBSs Eloy Chaves, Fazenda Grande, Retiro, Caxambu, Agapeama/Vila Esperança, Ivoturucaia, São Camilo, Colônia, Rui Barbosa, Rio Acima, Rio Branco, Corrupira, Morada das Vinhas e Anhangabaú, além da Clínica da Família e da Nova UBS Maringá contam com o atendimento universalizado.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/ate-dezembro-servico-odontologico-em-todas-as-ubss/
Desenvolvido por CIJUN