Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Atividades educativas em Jundiaí ajudam a reduzir nº de mortes no trânsito

DA REDAÇÃO | 26/10/2018 | 14:03

Luis Franqueiro, de 9 anos, e Matheus Arcos, de 8, alunos da Emeb Anna Rita Alves Ludke (Vila Alvorada), ainda não têm idade para dirigir. Isso não impede, no entanto, que eles deem várias dicas para os pais sobre comportamento correto no trânsito. “Se eu esqueço de dar seta ele chama a minha atenção”, conta Carla Arcos, mãe de Matheus. Já Rafael Nunes de Oliveira, pai de Luis, diz que o filho parou de se movimentar muito dentro do carro e não reclama mais de usar cinto de segurança. “Ele também me avisa também quando o sinal está vermelho e só atravessa a rua pela faixa de pedestres”, conta.

As famílias de Luis e Matheus estão entre as mais de 50 mil pessoas que já participaram este ano de alguma atividade educativa promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, sobre medidas que tornam o trânsito mais seguro para motoristas e pedestres. O trabalho foi intensificado este ano: de janeiro a setembro de 2017, 29.246 pessoas foram atingidas nas várias ações, ante 51.142 pessoas no mesmo período deste ano, um crescimento de 75%.

A medida visa melhorar ainda mais os resultados positivos obtidos no passado, que teve 28% de redução no número de mortes no trânsito no município. De acordo com o Infosiga, foram 28 vítimas fatais em 2017, ante 39 em 2016.  Para os pais das crianças, iniciativas de conscientização são um reforço importante daquilo que é ensinado dentro de casa. “As crianças aprendem rápido e se tornam fiscais de conduta. A mudança no comportamento do Luis é nítida. Ele trouxe para casa a revistinha que ganhou na escola e sugeriu que a gente lesse”, diz Rafael.

No caso dos estudantes, eles participaram do “Agente vai à Escola”, uma parceria entre as unidades de Transporte e de Educação, que promove palestras com agentes de trânsito nas escolas do sistema municipal de ensino. O gestor de Transporte, Silvestre Ribeiro, explica que as iniciativas vêm sendo realizadas em várias frentes, a fim de atingir o maior público possível.

“Realizamos a campanha Maio Amarelo, distribuímos material educativo no Dia do Pedestre, fizemos uma blitz de conscientização no Dia do Motociclistas, várias atividades em escolas e empresas na Semana do Trânsito, ou seja, temos atuado de maneira intensa na conscientização de todos os envolvidos no trânsito. Acreditamos que a prevenção é o melhor caminho para reduzir o número de acidentes e mortes”, afirma.

A Unidade de Transporte realiza também, de forma ininterrupta, campanhas com faixas educativas, palestras sobre segurança em empresas, além do programa “Transporte Seguro para Crianças e Gestantes”, em parceria com os hospitais Sobam e Universitário. “Atingimos um bom público também em projetos como Viagem Segura e Motociclista, ambos por meio de parcerias com o Detran”, completa Silvestre.

T_transito_educacao


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/atividades-educativas-em-jundiai-ajudam-a-reduzir-no-de-mortes-no-transito/
Desenvolvido por CIJUN