Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Atleta do Peama é recordista brasileiro no lançamento de club

COLABORAÇÃO DE FELIPE CARDOSO | 03/03/2019 | 10:30

O paratleta do Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) de Jundiaí, Alessandro Alexandrino, de 32 anos, iniciou a temporada 2019 de competições da melhor maneira possível. Disputou no último final de semana de fevereiro o Campeonato Brasileiro de lançamento de club e voltou para casa com mais uma medalha de ouro no peito.

Foi o bicampeonato nacional conquistado pelo paratleta, que é natural de Várzea Paulista. “Foi ótimo pra mim. Além do ouro no club, também consegui a medalha de prata no lançamento de disco”, contou.

Alessandro é dono do atual recorde brasileiro no próprio lançamento de club e também no lançamento de disco. “Consegui essa marca em 2014 durante o Campeonato Brasileiro depois de atingir 6 metros no disco e 17 metros no club, que ainda é uma modalidade pouco conhecida no Brasil”, explicou.

Apesar dos números e títulos, o começo da carreira do paratleta não foi fácil. Alessandro encontrava dificuldades nos treinos e chegou até a duvidar de si mesmo. “Eu não conhecia a modalidade e no início dos treinamentos não conseguia apresentar evolução. Pensava apenas em praticar esporte pela atividade física, então, a primeira ideia era natação. Porém, após pouco tempo fui pegando o jeito e consegui ótimos resultados nas competições”, disse.

O que mais chama a atenção é que o paratleta atingiu as marcas apenas seis meses após ter descoberto o esporte. “Conheci o atletismo no final de 2013 e, mesmo com as dificuldades do início, seis meses depois participei do Brasileiro, conquistando as medalhas de ouro e os recordes”, disse o paratleta da equipe de Jundiaí.

Por ser um esporte de baixa popularidade no país, as dificuldades apareciam até na hora de conseguir os utensílios para treinar. “O club parece um pino de boliche. Quando comecei, tive que pesquisar o peso na internet e improvisar um cano no lugar do club, para só depois, enfim, conseguir um de verdade”, comentou.

Além do Campeonato Brasileiro, nos principais planos de Alessandro para esta temporada estão a disputa do Campeonato Paulista, em maio, que dá o índice de classificação para o torneio nacional. Em junho, os Jogos Regionais estão na agenda do paratleta.
Além do bicampeonato nacional, Alessandro também já subiu ao lugar mais alto do pódium justamente nos Jogos Regionais e Campeonato Paulista. “São competições de extrema importância para mim. Nos regionais são muitos atletas e o Paulista dá o índice classificatório para o Campeonato Brasileiro”, finalizou.

ATLETA DO PEAMA ALESSANDRO DOS SANTOS


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/atleta-do-peama-e-recordista-brasileiro-no-lancamento-de-club/
Desenvolvido por CIJUN