Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

AUJ unifica protocolo de medidas contra o coronavírus

DA REDAÇÃO | 17/03/2020 | 19:55

Os prefeitos das sete cidades que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) se reuniram na manhã de ontem em Jundiaí para definirem ações e medidas a serem adotadas por todos os sete municípios integrantes. Com 58 casos suspeitos, sendo 47 só em Jundiaí, as cidades pontuaram entre outras medidas o anúncio da unificação dos protocolos de atendimento, adoção de restrição de circulação de pessoas e uniformização da comunicação.

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou hoje (17) a primeira morte no país em decorrência do novo coronavírus. O paciente era um homem, de 62 anos, morador de São Paulo, que também tinha comorbidades como diabetes e hipertensão.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado este é um momento de trabalhar unidos e compartilhar informações. Durante o encontro, também foram pontuados ações para a realização de campanha sobre quando buscar pelos serviços bem como encaminhamento ao Governo do Estado de São Paulo para a disponibilização de leitos do Hospital Regional para retaguarda específica para o cuidado à covid-19. “A nossa região conta com 800 mil habitantes e a circulação entre as cidades é imensa. Adotando protocolos únicos, facilitamos os atendimentos e os encaminhamentos para o Hospital Regional, nos casos que necessitem de internações. Essa medida está sendo encaminhada com o aval de todos os prefeitos, vices e secretários de saúde que participaram do encontro, no sentido de garantir a regulação da microrregião para os leitos que se fizerem necessários em um hospital que já é porta fechada e tem o ambiente ideal para ser a retaguarda para este momento”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Estiveram presentes na reunião os prefeitos Henrique Martim (Cabreúva), Eliane Lorencini Camargo (Jarinu), Junior Finamore (Louveira), Juvenal Rossi (Várzea Paulista), vice-prefeito de Itupeva Alexandre Mustafa, o secretário de Saúde de Campo Limpo Paulista Sebastião Bueno. “Temos adotado medidas importantes para evitar que o vírus se propague entre a nossa região. Sabemos que São Paulo já tem a contaminação comunitária e que Campinas já registrou dois casos positivos. As medidas de restrição são fundamentais para evitar que tenhamos grande número de pessoas doentes. Além disso, a adequada busca pelo serviço de saúde também evitará a disseminação”, diz o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

ATUALIZAÇÃO
Ao todo são 291 casos confirmados no país, sendo 164 em São Paulo. A maior diferença se deu nos casos suspeitos, que pularam de 2.064 para 8.819, quase quatro vezes. Uma morte foi confirmada.

Em Jundiaí, das 47 notificações, 14 casos negativos e 33 aguardando resultado dos exames.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/auj-unifica-protocolo-de-medidas-contra-o-coronavirus/
Desenvolvido por CIJUN