Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Autoescolas retornam as atividades com restrições

Márcia Mazzei | 01/08/2020 | 06:59

Depois que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) retomou a aplicação das provas práticas de direção, a expectativa agora é para a abertura de novos processos de habilitação (pré-cadastro), previsto para ocorrer entre os dias 3 e 7 de agosto. Já os Centros de Formação de Condutores (CFCs) poderão atender alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante o período de quarentena, mas por meio de agendamento prévio pelo sistema e-CNH.

Segundo a coordenadora geral do Centro de Formação de Condutores A Jundiaiense (CFC), Fabiana Cardoso de Oliveira Lima, está liberado apenas o atendimento de alunos de reciclagem de infrator e preventivo. “A partir da semana que vem iniciaremos cursos de primeira habilitação na modalidade presencial remota. Os cursos de motoristas profissionais ainda não foram autorizados pela Escola Publica de Trânsito do Detran”, explica Fabiana.

Em junho, o governo estadual permitiu, de forma gradual, que as atividades dos CFCs fossem iniciadas com as aulas práticas. A partir de agora, o processo se estende à aplicação dos exames práticos, em ambientes abertos, de forma segura, aderente ao Plano São Paulo, seguindo protocolos sanitários do Detran-SP, debatidos com entidades que representam a categoria.

Recentemente, em Jundiaí, um grupo de proprietários e funcionários de autoescolas e CFCs fizeram um ato pleiteando o retorno do pré-cadastro de novas matrículas e o retorno das provas teóricas.

EM PRÁTICA

Segundo o representante regional do Sindicato das Autoescolas e CFCs do Estado de São Paulo (Sindautoescola), Célio Okumura Fernandes, houve uma redução no número de candidatos por aula. “Estamos atendendo em um número reduzido e proporcional por cada autoescola”.

De acordo com decreto publicado pela Imprensa Oficial desta sexta-feira (31), as auto-escolas e CFCs poderão funcionar das 8h às 18h. “Estávamos atendendo das 9h30 às 15h30, mas com este decreto teremos mais tempo para atender os candidatos”, diz Okumura

Apesar do longo tempo que o Detran levou para liberar os serviços, ninguém comemorou mais a volta às aulas práticas de volante do que a vigilante, Ananda Gabrielly Marques, 26 anos.

O pré-cadastro começou em julho de 2019 e Ananda sente que agora, faltando duas aulas práticas antes do exame final, finalmente vai realizar o sonho de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Sempre gostei de dirigir e para mim, ter a CNH, representa melhor a qualidade de serviço que eu vou oferecer daqui para a frente”, comemora.

PROTOCOLOS

O Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores no Estado de São Paulo desenvolveu um protocolo prático como proposta para retomada dos exames de prática de direção veicular.

Entre as medidas sugeridas estão o fornecimento do álcool em gel 70% para os alunos, realização do exame prático com os vidros do veículo abertos, proibição do uso de ar condicionado, e intervalo de pelo menos 5 minutos entre a realização de cada exame para a higienização obrigatória do veículo de aprendizagem.

Os cuidados não param por aí. Nos casos de utilização de máscaras e luvas descartáveis, o descarte desse material deverá ser realizado em local apropriado.

Para os exames nos veículos de duas rodas, fica proibido a utilização do capacete de forma compartilhada. Cada aluno deve levar seu próprio capacete.

 

 

 

 


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/autoescolas-retornam-as-atividades-com-restricoes/
Desenvolvido por CIJUN