Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Aviso de multa pelo não uso de máscara é fake news

Édi Gomes | 07/05/2020 | 12:13

Nem bem o decreto estadual, que determina o uso de máscaras de proteção em todo o Estado começou a vigorar, os fake news nas redes sociais já começaram a circular. O alvo são os motoristas. Segundo as notícias, motoristas flagrados sem o uso do equipamento receberiam multas. Outra menção é que ‘viram’ a Guarda Municipal de Jundiaí aplicando multa para os possíveis infratores.

Tanto o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), quanto a Prefeitura de Jundiaí desmentem a informação. O Denatran em suas redes sociais diz que não existe previsão legal para multa ou perda de pontos para esta situação. A nota ainda ressalta que não há regulamentação no órgão e nem deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), informa também que não há, por enquanto, multas para os infratores que estiverem sem máscara de proteção.

Quanto à fiscalização que foi atribuída aos municípios, o CEC explica que será feita através da massificação da informação sobre a obrigatoriedade, com ações orientativas e educativas, reforçando a importância do uso do protetor mecânico.

Para conscientizar a população, além de utilizar o site oficial e as redes sociais, a Prefeitura de Jundiaí informa que vai manter carros de som passando nas ruas para alertar sobre a importância e a obrigatoriedade do uso das máscaras.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/aviso-de-multa-pelo-nao-uso-de-mascara-e-fake-news/
Desenvolvido por CIJUN