Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Bancos adotam medidas de prevenção contra o coronavírus

Da Redação | 18/03/2020 | 15:48

O Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região determinou uma série de medidas que devem ser adotadas pelas agências com o objetivo de conter a disseminação da covid-19 e proteger os clientes e funcionários que pertencem ao grupo de risco do coronavírus – idosos, fumantes, portadores de doenças crônicas e pessoas com a imunidade comprometida. A cidade está seguindo determinação da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), expedida às agências de todo o país.

Bancos como Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil já anunciaram o afastamento de funcionários que fazem parte do grupo de risco, como gestantes, cardíacos, doentes crônicos, pacientes em tratamento de câncer e pessoas acima dos 60 anos. “Esses bancos já anunciaram que devem implantar a rotina de home office em algumas áreas, como forma de reduzir a densidade de pessoas nos locais de trabalho e em circulação pelas cidades”, informa Douglas Yamagata, secretário geral do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região. “Além disso, diretores regionais dos bancos já estão orientando que os clientes sejam atendidos de forma contingenciada, ou seja, por grupo de pessoas”, informa.

Alguns bancos também disponibilizaram outras medidas para conter o avanço do coronavírus. No Banco do Brasil, além do afastamento do grupo de risco para trabalho home office, haverá a liberação dos funcionários desse grupo que não podem trabalhar em tal modalidade para que fiquem em casa do mesmo modo. Também estão dispensados menores aprendizes e estagiários. O Santander anunciou que irá antecipar 100% do 13º salário (as duas parcelas) e aumentar em 10% o limite do cartão de crédito de todos os funcionários que não têm dívidas em atraso com o banco.

O Sindicato contesta a falta de orientação por parte das autoridades. “É uma falta de responsabilidade do Governo Federal não dar nenhuma orientação sobre o atendimento nos bancos. Coube aos sindicatos procurarem os banqueiros para apresentar propostas de prevenção ao coronavírus”. Douglas diz esperar que “as medidas já tomadas não sejam apenas orientações, mas determinações a serem cumpridas e que os bancos tomem novas providências, de acordo com a evolução da doença no país”. O site oficial do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região disponibiliza informações sobre as novas medidas e orientações dadas aos bancos para a contenção do vírus através do endereço www.bancariosjundiai.com.br.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/bancos-adotam-medidas-de-prevencao-contra-o-coronavirus/
Desenvolvido por CIJUN